Articulação/desarticulação entre as políticas e os planos estratégicos da Educação em Moçambique
Palavras-chave:
Educação, Política Nacional, Plano EstratégicoResumo
Objectivamente, a finalidade deste trabalho é de analisar a articulação/desarticulação entre as prioridades identificadas na Política Nacional de Educação e as diretrizes definidas nos Planos Estratégicos da Educação em Moçambique. A abordagem, centra-se fundamentalmente em três questões relacionadas com o acesso, a qualidade e o desenvolvimento da capacidade institucional, cujas preocupações afetam praticamente todo o Sistema Nacional de Educação. Não obstante os progressos alcançados, até então, pelo Governo, muitos são ainda os esforços que devem ser desencadeados de modo a garantir-se um ensino universal de qualidade para um número cada vez maior de moçambicanos. E, para que isso ocorra com eficiência somos todos chamados a contribuir em prol de uma articulação clara e objetiva entre as políticas educativas e os planos que estrategicamente devem buscar a sua materialização efetiva e eficaz.Referências
ASSALE, João. “Plano Estratégico para o ensino primário para 2011.” Discurso, Ministério da Educação e Cultura, 4 de setembro de 2009.
BROUWER, Roland et al. “Educação, formação profissional e poder” in BRITO, Luís et al (Org. s). Desafios para Moçambique, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. Cortez editora, 2017.
LOUREIRO, Maria Rita et al. “Democratização e reforma do Estado: o desenvolvimento institucional dos tribunais de contas no Brasil recente”. Revista de Administração Pública 43 (2009): 739–72.
MATOS, Narciso; MOSCA, João. “Desafios do ensino superior para Moçambique. 2010”, [s.d.].
MOÇAMBIQUE, REPÚBLICA DE. “Mecanismo Africano de Revisão de Pares: Relatório de Revisão do País.” MARP/UNIÃO AFRICANA, Sirte, 2010.
_________________________. “Plano Estratégico de Educação e Cultura 2006-2010/11”, 2006.
__________________________. Plano Curricular do Ensino Básico. INDE/MINED, Maputo, 2008.
_________________________. “Política Nacional de Educação, Boletim da República Número 41, (série I), Resolução no 8/95.”, 22 de agosto de 1995.
__________________________. Lei 6/92, de 6 de maio. (1992). Sistema Nacional de Educação, Boletim da República Número 19, (série I), Maputo. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3178/5/ulfp037703-tm-anexo9-Sistema%20Nac-%20Educação-Moçambique.pdf Acesso em 8/11/2022.
___________________________. Lei 4/83, de 23 de março. (1983). Sistema Nacional de Educação, Boletim da República Número 12, (série I), Maputo. Disponível em: https://www.iese.ac.mz/lib/PPI/pastas/governacao/educacao/legislativo_documentos_oficiais/leiSNE.pdf Acesso em 8/11/2022.
OLIVEIRA, Fernanda Amaral de et al (Orgs) “A avaliação educacional em Moçambique”. Pesquisa e Debate em Educação 2, no 1 (2012): 132–42.
PIERSON, Paul. “Politics in time” In: Politics in Time. Princeton University Press, 2011
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
São automaticamente cedidos à Revista os direitos autorais sobre originais e traduções nela publicados. Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.