Articulação/desarticulação entre as políticas e os planos estratégicos da Educação em Moçambique

Autores

Palavras-chave:

Educação, Política Nacional, Plano Estratégico

Resumo

Objectivamente, a finalidade deste trabalho é de analisar a articulação/desarticulação entre as prioridades identificadas na Política Nacional de Educação e as diretrizes definidas nos Planos Estratégicos da Educação em Moçambique. A abordagem, centra-se fundamentalmente em três questões relacionadas com o acesso, a qualidade e o desenvolvimento da capacidade institucional, cujas preocupações afetam praticamente todo o Sistema Nacional de Educação. Não obstante os progressos alcançados, até então, pelo Governo, muitos são ainda os esforços que devem ser desencadeados de modo a garantir-se um ensino universal de qualidade para um número cada vez maior de moçambicanos. E, para que isso ocorra com eficiência somos todos chamados a contribuir em prol de uma articulação clara e objetiva entre as políticas educativas e os planos que estrategicamente devem buscar a sua materialização efetiva e eficaz.

Biografia do Autor

Cristovão Xavier da Costa Roia, Universidade Licungo

CURRICULUM VITAE RESUMIDO

Cristovão Xavier da Costa Roia é docente da Universidade Licungo-Moçambique e doutorando em Educação, área de especialização em Administração e Políticas Educacionais na Universidade de Aveiro-Portugal. Possui um Mestrado em Gestão e Administração Educacional pela Universidade Católica de Moçambique, uma Pós-Graduação para Gestores de Estabelecimentos Públicos de Ensino na República de Moçambique pela Universidade Católica Portuguesa e uma Licenciatura em Ensino de Matemática pela, então, Pädagogische Hochschule “Liselotte Herrmann”. Atualmente tem quatro artigos publicados no repositório da Universidade Pedagógica-Moçambique e um artigo publicado na ria-repositorio@ua.pt.

Referências

ASSALE, João. “Plano Estratégico para o ensino primário para 2011.” Discurso, Ministério da Educação e Cultura, 4 de setembro de 2009.

BROUWER, Roland et al. “Educação, formação profissional e poder” in BRITO, Luís et al (Org. s). Desafios para Moçambique, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. Cortez editora, 2017.

LOUREIRO, Maria Rita et al. “Democratização e reforma do Estado: o desenvolvimento institucional dos tribunais de contas no Brasil recente”. Revista de Administração Pública 43 (2009): 739–72.

MATOS, Narciso; MOSCA, João. “Desafios do ensino superior para Moçambique. 2010”, [s.d.].

MOÇAMBIQUE, REPÚBLICA DE. “Mecanismo Africano de Revisão de Pares: Relatório de Revisão do País.” MARP/UNIÃO AFRICANA, Sirte, 2010.

_________________________. “Plano Estratégico de Educação e Cultura 2006-2010/11”, 2006.

__________________________. Plano Curricular do Ensino Básico. INDE/MINED, Maputo, 2008.

_________________________. “Política Nacional de Educação, Boletim da República Número 41, (série I), Resolução no 8/95.”, 22 de agosto de 1995.

__________________________. Lei 6/92, de 6 de maio. (1992). Sistema Nacional de Educação, Boletim da República Número 19, (série I), Maputo. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3178/5/ulfp037703-tm-anexo9-Sistema%20Nac-%20Educação-Moçambique.pdf Acesso em 8/11/2022.

___________________________. Lei 4/83, de 23 de março. (1983). Sistema Nacional de Educação, Boletim da República Número 12, (série I), Maputo. Disponível em: https://www.iese.ac.mz/lib/PPI/pastas/governacao/educacao/legislativo_documentos_oficiais/leiSNE.pdf Acesso em 8/11/2022.

OLIVEIRA, Fernanda Amaral de et al (Orgs) “A avaliação educacional em Moçambique”. Pesquisa e Debate em Educação 2, no 1 (2012): 132–42.

PIERSON, Paul. “Politics in time” In: Politics in Time. Princeton University Press, 2011

Downloads

Publicado

2023-03-18

Edição

Seção

Artigos