Desvendando a cidade no cinema africano contemporâneo: visões de Maputo no longa metragem Resgate, de Mickey Fonseca

Autores

  • Marcelo Rodrigues Esteves

Palavras-chave:

Cinema Africano, Cidades, África Austral.

Resumo

Este artigo[1] é resultado de uma pesquisa na qual investigo as imagens das grandes cidades africanas no cinema de ficção contemporâneo produzido na África Austral. Partindo de uma indagação proposta pelo escritor queniano Ngũgĩ wa Thiong’o – que imagens estão sendo produzidas pelos diretores africanos quando focam suas câmeras sobre a África?[2] –, e diante do consenso de que a indústria audiovisual ocidental continua operando um regime de representação com imagens estereotipadas e reiteradas do continente africano, meu interesse como pesquisador se volta para os filmes realizados por alguns diretores africanos que rasuram este cerco. Neste artigo, procuro relacionar a violenta e recente história de Moçambique como nação independente, os modos de produção do cinema local e as imagens da cidade de Maputo no thriller de ação Resgate, do diretor moçambicano Mickey Fonseca.


[1] Artigo oriundo de tese de doutorado realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) e estágio de doutorando no exterior, na Universidade de Witwatersrand, África do Sul, com apoio do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

[2] THIONG’O, N. wa. A descolonização da mente é um pré-requisito para a prática criativa do cinema africano? In: MELEIRO, Alessandra. (Org.). Cinema no mundo – indústria, política e mercado: África. v.1. São Paulo: Escrituras Editora, p. 25-32, 2007.

 

Biografia do Autor

Marcelo Rodrigues Esteves

Roteirista de Cinema e TV, Dr. em Literatura, cultura e contemporaneidade pela PUC-Rio, com tese sobre cinemas africanos contemporâneos

Referências

AGUALUSA, José Eduardo. A África na Netflix. O Globo, Rio de Janeiro, 1 ago. 2020. Seção Cultura. Disponível em: < https://oglobo.globo.com/cultura/a-africa-na-netflix-24559403>. Acesso em: 27 ago. 2020.

ANNAS, Max; GUNKEL, Henriette. ‘Cinema of resistance’. Interview with Isabel Noronha. In: MISTRY, Jyoti; SCHUHMANN, Antje (Orgs.). Gaze Regimes. Film and Feminisms in Africa. Johannesburg, Wits University Press, p.148-160, 2005.

CAN, Nazir Ahmed. O campo literário moçambicano: tradução do espaço e formas de insílio. São Paulo: Kapulana, 2020.

CHANAN, Michael. Revisitando el tercer cine. Revista Toma Uno, n. 3, p. 15-27, 2014.

COELHO, João Paulo Borges. Da violência colonial ordenada à ordem pós-colonial violenta. Sobre um legado das guerras coloniais nas ex-colónias portuguesas. Lusotopie, n. 10, p. 175-193, 2003.

________. Crônica da rua 513.2. São Paulo: Kapulana, 2020.

CONVENTS, Guido. Os moçambicanos perante o cinema e o audiovisual: uma história político-cultural do Moçambique colonial até a república de Moçambique (1896-2010). Maputo: Edições Dockanema/Afrika Film Festival, 2011.

COSER, Stelamaris (Org.). Viagens, deslocamentos, espaços: conceitos críticos. Vitória: EDUFES, 2016.

DIAWARA, Manthia. Film production in Lusophone Africa – toward the Kuxa Kanema in Mozambique. In: African Cinema – politics and culture. Bloomington: Indiana University Press, p. 88-103, 1992.

ELLARD, C. Places of the heart: the psychogeography of everyday life. Bellevue: Literary Press, 2015.

FANON, Frantz. Os condenados da terra (Online), 1961. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/fanon/1961/condenados/index.htm. Acesso em: 12 mar. 2021.

FENDLER, Ute. Cinema in Mozambique: New Tendencies in a Complex Mediascape. Journal of African Art History and Visual Culture (Critical Interventions), v. 8:2, p. 246-260, 2014.

GOMES, Renato. Todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

LANÇA, Marta. Filme moçambicano sobre juventude e raptos, entrevista a Mickey Fonseca e Pipas Forjaz. BUALA, 2019. Disponível em: <https://www.buala.org/pt/afroscreen/filme-mocambicano-sobre-juventude-e-raptos-entrevista-a-mickey-fonseca-e-pipas-forjaz>. Acesso em: 20 jul. 2020.

LOPES, José de Souza Miguel. Cinema de Moçambique no pós-independência: uma trajetória. Rebeca, v. 5, n. 2, 2016.

MBEMBE, Achille. Sortir de la grande nuit : essai sur l’Afrique décolonisée. Paris : La Découverte, 2013.

MELEIRO, Alessandra; BAMBA, Mahomed. Transnacionalização de talentos e tecnologias no campo cinematográfico: o caso Moçambique. Revista África[s], Salvador, v. 4, n. 7, p. 119-125, 2017.

MENESES, Maria Paula. Xiconhoca, o inimigo: Narrativas de violência sobre a construção da nação em Moçambique. Disponível em: <https://journals.openedition.org/rccs/5869#tocto1n5>. Acesso: 25 nov. 2020.

NEWITT, Malyn. A short history of Mozambique. Cidade do Cabo: Jonathan Ball Publishers, 2018.

NOA, Francisco. Império, Mito e Miopia. São Paulo: Kapulana, 2015.

NOGUEIRA, Rodrigo. Resgate, o filme 100% moçambicano chega a Portugal. Público, Lisboa, 8 ago. 2019. Cultura. Disponível em: <https://www.publico.pt/2019/08/08/culturaipsilon/noticia/resgate-1882567>. Acesso: 30 nov. 2020.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Cenário em ruínas: a realidade imaginária contemporânea. Lisboa: Gradiva, 2010.

POWER, Marcus (Post-Colonial cinema and the reconfiguration of Moçambicanidade. Lusotopie (Médias pouvoir et identités), n. 11, p. 261-278, 2004.

RIBEIRO, Gabriel Mithá. “É pena seres mulato!”: ensaio sobre relações raciais. Cadernos de Estudos Africanos, Lisboa, n. 23, p. 21-51, 2012.

SECCO, Carmem Lúcia Tindó, et. al. (Orgs.). Cinegrafias moçambicanas: memórias & crônicas & ensaios. São Paulo: Kapulana, 2019.

SCHAUER, Philipp. Maputo: Architectural and tourist guide. Maputo: Brithol Michcoma, 2015.

SORANZ, Gustavo. O Instituto Nacional de Cinema e outras experiências audiovisuais em Moçambique no seu período pós-colonial. Contemporânea | Comunicação e Cultura (UFBA), v.12, n. 1, p. 147-164, 2014.

VIEIRA, Sílvia. José Cardoso: o homem e o cineasta. Pombalina. Cinemas em português. Moçambique: auto e heteropercepções. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018. Disponível em: <https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/43880/1/Jose_Cardoso_o_homem_e_o_cineasta.pdf>. Acesso em: 20 set. 2020).

VIVET, Jeanne. Os deslocados de guerra em Maputo: percursos migratórios, “citadinização” e transformações urbanas da capital moçambicana (1976-2010). Maputo: Alcance Editores, 2015.

ZAMPARONI, Valdemir. Monhés, Baneanes, Chinas e Afro-maometanos. Colonialismo e racismo em Lourenço Marques, Moçambique, 1890-1940. Lusotopie (Lusophonies asiatiques, Asiatiques en lusophonies), n. 7, p. 191-222, 2000.

Filmografia

O Grande Bazar. Direção Licínio Azevedo. Moçambique, Ébano Multimédia, 2006. DVD, 56min.

O Jardim do Outro Homem. Direção Sol de Carvalho. Moçambique, Fado Filmes, Les Films de Mai, PROMARTE, 2006, streaming NetKanema, 80min.

Resgate. Direção Mickey Fonseca. Moçambique, Mahla Filmes, 2019, DVD, 100min.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Edição

Seção

Dossiê