As comunidades narradas pelo cinema em Moçambique: uma leitura de Kuxa Kanema, o nascimento do cinema

Autores

  • João Victor Sanches da Matta Machado Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Palavras-chave:

cinema, Moçambique, Kuxa Kanema, identidade nacional

Resumo

A proposta desse trabalho gira em torno de uma leitura crítica do documentário Kuxa Kanema: o nascimento do cinema, de Margarida Cardoso. A leitura pretende apontar elementos de construção na montagem das imagens do documentário que indiquem um discurso sobre o nascimento de Moçambique através de uma perspectiva heterogênea. Considerando os elementos de fundação da identidade nacional pelo discurso literário apontados por Benedict Anderson e Homi Bhabha, partimos do entendimento que o cinema assume papel central na elaboração da narrativa sobre a identidade nacional após o fim da guerra anticolonial em Moçambique, assim, o documentário narra a história do cinema e do país se utilizando do arquivo do Instituto Nacional de Cinema para representar uma cultura que se transforma na matéria e no discurso ao longo da história.

Biografia do Autor

João Victor Sanches da Matta Machado, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Ataulmente é doutorando do PPGLEV da F. Letras da UFRJ.

Possui mestrado na área de Literaturas Africanas de Lingua Portuguesa pelo Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas (PPGLEV) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem experiência e interesse em estudos de Literaturas Africanas e Geopolítica; com ênfase em Epistemologia; Nacionalismo; Teoria pós-colonial das Relações Internacionais. É membro do Laboratório de Interdisciplinar de Estudos em Relações Internacionais(Lieri) e do Laboratório Política, Epistemologia e História da Geografia (LAPEHGE).

Referências

CARDOSO, Margarida. Kuxa Kanema: o nascimento do cinema. Lisboa: Filmes do Tejo, 2003.

ANDERSON, Benedict. Comunidade Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

CABAÇO, José Luís Oliveira. Notas para uma contextualização do cinema moçambicano. Mulemba, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, 2017. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/mulemba/article/view/11942

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. São Paulo: Papirus, 2005.

PATRAQUIM, Luís Carlos. Moçambique: do cinema à literatura – sequências de um filme em progressão. In: SECCO, Carmen Tindó; LEITE, Ana Mafalda; PATRAQUIM, Luís Carlos. CineGrafias moçambicanas: memórias & crônicas & ensaios. São Paulo: Kapulana, 2019.

STAM, Robert. Para além do terceiro cinema: estéticas do hibridismo. In: FRANÇA, Andrea; LOPES, Denilson (Orgs.). Cinema, globalização e interculturalidade. Chapecó: Argos, 2010.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Edição

Seção

Dossiê