Memórias de guerra nos romances Terra Sonâmbula, de Mia Couto, e Meio Sol Amarelo, de Chimamanda Ngozi Adichie

Autores

  • Jardel Pereira Fernandes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Palavras-chave:

Guerra, Memória, Trauma

Resumo

Este artigo sugere uma reflexão acerca da encenação de memórias de guerra nos romances Terra sonâmbula de, Mia Couto e Meio Sol Amarelo de, Chimamanda Ngozi Adichie. O artigo considera os conflitos gerados por disputas de poder político na Nigéria, assim como os efeitos da guerra civil em Moçambique no período pós-independência. Os eventos mencionados na primeira narrativa se passam em Moçambique, num cenário marcado por guerras, as quais marcam as vidas dos personagens. A segunda narrativa evoca memórias de guerra na Nigéria. São memórias contadas a partir de personagens impactados pelos efeitos da guerra.

Biografia do Autor

Jardel Pereira Fernandes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Licenciatura em Letras Português pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Destaque acadêmico do curso Letras Português da Universidade Estácio de Sá. Bolsista pelo PROUNI. Licenciatura em Letras Português e Inglês pelo Centro Universitário (UNIFAVENI). MBA. Pós-Graduação em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Bolsista da Universidade. Pós-Graduação em Psicanálise pela Faculdade de Administração, Ciência e Educação (FAMART). Mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa, com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Minas). Bolsista CAPES ll. Doutorando em Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Minas). Bolsista CAPES ll. Pesquisador do grupo de estudo África e Brasil: repertórios literários e culturais da Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Minas). Atua como professor da Faculdade de Administração, Ciências e Educação (FAMART). Atualmente é professor efetivo da rede estadual de Minas Gerais - Escola Estadual Conceição Martins de Jesus. Tem experiência no ensino de gramática contextualizada, produção de diferentes tipos e gêneros textuais. Bem como, no ensino das diferentes manifestações literárias. Lecionou ainda no campo das artes e suas imbricações em relação às manifestações literárias . Experiência em ministrar aulas para alunos das diversas faixas etárias do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Serviço voluntário com ênfase na atuação das diferentes literaturas religiosas. Assim como, no ensino, prática e aprimoramento de leitura e compreensão de textos. Curso contínuo de aperfeiçoamento de oratória com ênfase em pronúncia correta, articulação clara, aparência pessoal e fluência para pequenos e grandes públicos.

Referências

REFERÊNCIAS

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Meio Sol Amarelo. São Paulo: Companhia das letras,2006.

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação. Formas e transformações da memória cultural. Tradução de Paulo Soethe. Campinas, SP: Unicamp, 2011.

BENJAMIN, Walter. O narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, V. 2, p. 197-221, 1994.

CANDAU, Joel. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2011.

COUTO, Mia Couto. Terra Sonâmbula. São Paulo: Companhia de bolso, 2015.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.

SAMAIN, Etienne. As peles da fotografia: fenômeno, memória/arquivo, desejo. Visualidades, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 151-164, jan-jun2012.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, memória, literatura: O testemunho na era das catástrofes. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2016.

Downloads

Publicado

2023-03-18

Edição

Seção

Artigos