Dos desafios incontornáveis de se fazer pontes

Autores

  • Inaicyra Falcão dos Santos Unicamp
  • Kleber Damaso Bueno Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

corpos, ancestralidades, pluriculturalidade, práticas antirracistas

Resumo

 A presente escrita resulta de um exercício dialógico e relacional de revisão bibliográfica, de revisitação dos principais conceitos e parâmetros de elaboração da proposta pluricultural de dança, arte e educação, a partir de releituras do livro Corpo e Ancestralidade, no intuito de destacar e repensar estratégias antirracistas aplicáveis ao contexto acadêmico e de ensino no campo ampliado das artes.

Biografia do Autor

Inaicyra Falcão dos Santos, Unicamp

Doutora em dança-arte-educação pela USP, livre-docente em práticas interpretativas pela UNICAMP, cantora lírica e pesquisadora das artes na tradição africano-brasileira nagô-iorubá. Como docente e articuladora de mundos, tem implantado um conhecimento pluricultural de dança, arte e educação na formação de estudiosos, tanto no contexto artístico, quanto acadêmico. 

Kleber Damaso Bueno, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Artista e Pesquisador. Professor dos cursos de Dança, Teatro e Direção de Arte na Universidade Federal de Goiás e doutorando em Artes Cênicas na Universidade de Brasília, onde integra o grupo de pesquisa Poéticas do Corpo. Como pesquisador, Damaso atua vinculado à Red Descentradxs (Descentrar la investigación en danza). É coordenador e curador do programa de residências transestéticas Conexão Samambaia e da Mostra Expandida de Artes - Manga de Vento. 

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Publicado

2023-09-09

Edição

Seção

Dossiê