Sobre a Revista
Foco e Escopo
Publicação científica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IP-UFRJ), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ, a Arquivos Brasileiros de Psicologia tem como missão acolher e difundir a diversidade das produções científicas e profissionais da psicologia e de áreas afins, sejam elas teóricas, metodológicas ou empíricas, promovendo a circulação do pensamento e da pesquisa no âmbito da psicologia.
No cumprimento de sua missão, a revista reconhece e estimula uma abordagem transdisciplinar de elementos culturais e sociais expressos na psicologia contemporânea, muitas vezes, em resposta às questões da sociedade.
Dirigida para pesquisadores, docentes, profissionais e estudantes de pós-graduação da área da psicologia, Arquivos Brasileiros de Psicologia publica artigos de pesquisa original, artigos de reflexão teórica, relatos de experiência profissional e resenhas, nos idiomas português, inglês, espanhol e francês.
A Arquivos Brasileiros de Psicologia publica artigos de pesquisa original, ensaios, relatos de experiência profissional e resenhas. Todos os trabalhos devem ser inéditos no Brasil.
Os autores dos trabalhos submetidos devem ter efetivamente contribuído para a realização da pesquisa e/ou revisão e/ou elaboração do texto do artigo. Toda e qualquer menção a outras obras, em qualquer formato e meio de comunicação, devem ser referenciadas no corpo do texto (citações diretas ou não) e na lista de referências. Recomenda-se evitar a reprodução de figuras, tabelas e desenhos extraídos de outras publicações.
Processo de Avaliação pelos Pares
A. Entrada do artigo: avaliação de forma
Responsabilidade: editores assistentes
=> em desacordo: devolução aos autores para adequações;
=> seguindo em desacordo: rejeição do manuscrito.
Prazo: 5 dias corridos
B. Avaliação editorial: escopo, contribuição para a área e qualidade geral
Responsabilidade: editor-chefe
=> aprovado: segue para editores associados.
C. Avaliação científica
Responsabilidade: editores associados, que acompanham todo o processo, desde a escolha de pareceristas até a decisão final (publicação ou rejeição)
Observações:
(a) são necessários, no mínimo, dois pareceres por trabalho;
(b) os avaliadores podem ser convidados a analisar as reformulações;
(c) os autores devem necessariamente destacar as alterações realizadas no artigo e elaborar uma carta aos editores, justificando a incorporação (ou não) das observações dos avaliadores;
Periodicidade
A publicação dos trabalhos se dá na modalidade de fluxo contínuo (rolling pass).
Política de Acesso Livre
Todo o conteúdo publicado pela Arquivos Brasileiros de Psicologia está disponível com acesso livre imediato, em consonância com o princípio de democratização do conhecimento científico.
A revista não cobra nenhum tipo de taxa dos autores, em nenhuma etapa do processo de submissão, avaliação ou produção editorial.
Indexação
BASES DE DADOS E DIRETÓRIOS
Web of Science
Scopus
Redalyc
Lilacs
Index Psicologia - Periódicos (BVS)
Latindex – Diretório
Boas práticas editoriais
A Arquivos Brasileiros de Psicologia adota as diretrizes de boas práticas editoriais preconizadas, principalmente, pelo:
- Committee on Publications Ethics (COPE), em “Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing”, disponível em: https://publicationethics.org/news/principles-transparency-and-best-practice-scholarly-publishing-revised-and-updated; e
- International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), disponível em: https://www.icmje.org/recommendations/browse/publishing-and-editorial-issues/
A revista também adota as diretrizes sobre integridade acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, disponível em: https://www.if.ufrj.br/~pef/regulamentos/DiretrizesIntegridadeAcademica-UFRJ-2015.pdf
Ao submeterem seus manuscritos, os autores aceitam os termos da política editorial da publicação e as diretrizes e princípios preconizados pelos documentos mencionados.
Ao aceitarem participar do processo de avaliação científica da publicação, os pareceristas concordam com as diretrizes e princípios preconizados nos documentos mencionados.