Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O manuscrito é original e inédito, não tendo sido submetido a outra publicação simultaneamente.

  • O manuscrito foi elaborado de acordo com as normas editoriais da publicação (Publication Manual da American Psychological Association – APA, 6ª. Edição, 2010)

  • O texto do artigo foi submetido em formato Word; OpenOffice.org 1.0;Text Document (.sxw); LibreOffice; ou arquivos compatíveis.

  • Título, resumo e palavras-chave estão nos três idiomas principais de submissão (português, inglês e espanhol).

  • As figuras foram submetidas à parte como arquivos de imagem.

  • O documento de submissão "Termo de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais", assinado por todos os autores, foi submetido como arquivo de imagem ou PDF.

  • O documento de submissão "Folha de Rosto foi submetido como arquivo de texto.

Diretrizes para Autores

A Arquivos Brasileiros de Psicologia publica trabalhos inéditos, em português, espanhol, inglês ou francês, nas seguintes categorias: editorial, artigos de pesquisa original, artigos de reflexão, relatos de experiência profissional, resenhas, relatos ou trabalhos apresentados em eventos científicos ou culturais, entrevistas e trabalhos publicados em periódicos estrangeiros, inéditos em português.

Os manuscritos devem ser submetidos exclusivamente via internet pelo link: https://revistas.ufrj.br/index.php/abp/login 

O primeiro passo é cadastrar-se como autor neste mesmo endereço. Em caso de artigos com múltipla autoria, os nomes de todos os autores deverão constar nos metadados da submissão, obrigatoriamente. Para incluir mais de um autor, clicar em "incluir autor" e o campo ficará disponível para preenchimento.

Os metadados "título", "resumo" e "palavras-chave" são de preenchimento obrigatório nos idiomas português, inglês e espanhol. Para selecionar o idioma, clicar no canto superior direito da página de submissão.

Documentos obrigatórios para a submissão de manuscritos:

(1) Termo de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais assinado por todos os autores, onde esteja explicitada a intenção de submissão do trabalho para publicação e a declaração de responsabilidade pelos aspectos éticos e a autoria do trabalho.

O documento também deve explicitar que os autores cedem os direitos autorais do trabalho para o Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e que aceitam os termos da licença CreativeCommons "CC BY", adotada pela Arquivos Brasileiros de Psicologia.

O documento deve conter, ainda, autorização para reformulação de linguagem, se necessário, para atender aos padrões revista.

O documento "Termo de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais" deve ser incluído no formato PDF.

(2) Folha de Rosto contendo: título do manuscrito nos três idiomas de submissão; nome completo de todos os autores, da forma como desejam figurar; afiliações institucionais com até três níveis em ordem decrescente (Universidade, Faculdade/Curso, Departamento); e localização em três níveis em ordem crescente (cidade, estado e país). 

A folha de rosto deve informar a contribuição dos autores do manuscrito. De acordo com o ICMJE, identificação da autoria tem como base os seguintes critérios: (a) contribuições substanciais para a concepção do trabalho; (b) contribuição para o levantamento e análise de dados; (c) revisão crítica do texto; e (d) aprovação final do texto a ser publicado (ICMJE, disponível em: https://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html).

A contribuição autoral será publicada após as conclusões ou agradecimentos e antes das referências.

O documento também deve informar eventuais fontes de financiamento e eventuais conflitos de interesses.

A folha de rosto deve ser incluído nos formatos Word; OpenOffice.org 1.0 Text Document (.sxw); LibreOffice; ou arquivos compatíveis.

Documentos suplementares

No caso de trabalhos resultantes de pesquisas envolvendo seres humanos e/ou referentes a intervenções (diagnósticas ou terapêuticas), eles deverão ser acompanhados de cópia do parecer do Comitê de Ética da instituição de origem ou outro credenciado junto ao Conselho Nacional de Saúde, de acordo com o que prevê a Resolução n. 196/1996 do referido Conselho.

Este documento deve ser incluído no campo "incluir documento suplementar" da página de submissão.

Normas editoriais

Em casos de conflitos dar prevalência às normas editoriais da publicação:

(a) O manuscrito pode ser escrito em português, inglês, espanhol ou francês.

(b) O texto deve respeitar as normas editoriais estabelecidas por este periódico, adaptadas da 6ª. edição do Publication Manual da American Psychological Association (APA), de 2010 (www.apastyle.org )

(c) O texto do artigo deve ser submetido em formato Word; OpenOffice.org 1.0;Text Document (.sxw); LibreOffice; ou arquivos compatíveis.

(d) O texto pode variar de 2.000 palavras a 8.000 palavras, de acordo com a categoria do artigo.

(e) O corpo do artigo deve conter:

  • Títulos com até 10 palavras, nos três idiomas de submissão – português, inglês e espanhol (e mais o francês, se for o caso). Apenas a primeira letra da primeira palavra do título deve estar em maiúscula (exceto, é claro, no caso de nomes próprios). Não colocar ponto final no título.
  • Resumos com até 250 palavras, nos três idiomas de submissão – português, inglês e espanhol (e mais o francês, se for o caso).
  • Palavras-chave nos três idiomas de submissão – português, inglês e espanhol (e mais o francês, se for o caso). O texto deve ter de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula.
  • Tabelas, figuras, imagens, inseridas logo abaixo da sua primeira menção no texto.
  • Agradecimentos, se for o caso;
  • Referências.

(f) As figuras também devem ser enviadas à parte como arquivos de imagem.

(g) Os tópicos, no corpo do texto, devem vir sempre em negrito e os subtópicos sem negrito. Em ambos, apenas a primeira letra deve ser maiúscula. Não deverá haver nenhum tipo de numeração/marcação para os tópicos e subtópicos.

(h) No corpo do texto, o itálico deve ser usado apenas para palavras estrangeiras e o negrito para destaque de palavras.

(i) Títulos de livros, artigos ou textos citados devem estar entre aspas duplas.

(j) Notas (se houver): por se tratar de uma revista eletrônica, o recurso nota de fim do Word só deve ser utilizado em casos relevantes que não caibam na sequência lógica do texto. Elas devem ser numeradas sequencialmente. Não são permitidas notas de rodapé.

(k) Citações

As citações devem ser feitas conforme normas APA: sistema autor-data, ou seja, mencionando o(s) nome(s) do(s) autor(es) (ou instituição) seguido da data de publicação, inclusive a data da primeira edição para obras clássicas e/ou reeditadas (esta informação pode ser localizada nas páginas iniciais da publicação).

As remissões bibliográficas, em sistema autor-data:

  • sem a citação literal, devem ser incorporadas ao texto, entre parênteses; e
  • no caso de citação literal com até 39 palavras, o trecho deve aparecer entre aspas, com indicação da(s) página(s) de onde foi retirado. Trechos com 40 palavras ou mais deve ser colocado em bloco separado, sem aspas, sem itálico, com recuo de 5 espaços com relação à margem esquerda. Informar, impreterivelmente, autor, data e a página da citação. Em caso de documento sem paginação, incluir o parágrafo citado (para. 4, caso o material tenha essa informação), ou ainda, o título do capítulo ou seção (Conclusões, para. 2).

Para as citações, seguir os modelos da Tabela:

Tabela. Modelos de citações diretas e indiretas

Tipos de citação

1ª. citação fora dos parênteses

Citações subsequentes

1ª. citação dentro dos parênteses

Citações subsequentes

Um autor

Pellanda (2022)

Pellanda (2022)

(Pellanda, 2022)

(Pellanda, 2022)

Dois autores

Tsallis e Vianna (2022)

Tsallis e Vianna (2022)

(Tsallis & Vianna, 2022)

(Tsallis & Vianna, 2022)

Três, quatro e cinco autores

Dimenstein, Silva, Dantas, Leite e Macedo (2022)

Dimenstein et al. (2022)

(Dimenstein, Silva, Dantas, Leite, & Macedo, 2022)

(Dimenstein et al., 2022)

Seis ou mais autores

Zanini et al. (2021)

Zanini et al. (2021)

(Zanini et al., 2021)

(Zanini et al., 2021)

Autor Institucional (identificado pela abreviatura)

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE, 2012)

IBGE (2012)

(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas [IBGE], 2012)

(IBGE, 2012)

Autor Institucional (com abreviatura não facilmente identificável, ou que possam causar confusão)

Agência Portuguesa do Ambiente (2009)

Agência Portuguesa do Ambiente (2009)

(Agência Portuguesa do Ambiente, 2009)

(Agência Portuguesa do Ambiente, 2009)

Fonte: Elaboração própria (2022).

Nota: & só é usando dentro dos parênteses e na lista de referências para autores; no nome das revistas, usar “and”.

Mais de um trabalho do mesmo autor

Mesmo autor com datas diferente, a citação deve informar sobrenome do autor/Instituição, seguido das datas, separadas por vírgulas:

  • Exemplo: This phenomenon is best referred to as a “cumulative collaboration of evidence” (Word Hypotheses, 1967, 1972, 2006), which he hints toward.

Havendo coincidência de autoria e datas, acrescentar uma letra minúscula após a data da obra consultada tanto na citação no corpo do texto como nas referências, por ordem de menção no texto.

  • Exemplo: (APA, 2001a; 2001b)

Obras clássicas, antigas ou reeditadas

Deve-se incluir, além da data da edição consultada, a data da publicação original. Não havendo data identificável, usar n.d.

  • Exemplos: 
  • Foucault (1980/2011)
  • Freud (1905/1996)
  • Victorino (n.d.)

Citação de citação (citação secundária)

É a reprodução, direta ou indireta, de um texto citado a partir de uma fonte secundária. Seu uso deve ser restrito, é sempre recomendável citar a fonte primária. O recurso “citado por” deve ser usado apenas para casos especiais, por exemplo, quando a obra original está esgotada.

  • Exemplo: Para Gama (1929, p. 100, citado por Santos, 2014, p. 350), Piaget (1932, citado por Flavell, 1996).

Citação de fontes informais

Desencorajamos fortemente a citação de comunicações pessoais, anotações de aulas, seminários, eventos não publicados (conferências, simpósios, congresso, simpósios etc.) e e-mails. A pertinência será avaliada pelos pareceristas e editor, que poderão solicitar sua substituição. Em casos especiais, citar no texto as iniciais dos prenomes e o sobrenome do autor, informando ser uma comunicação pessoal e a data completa:

  • Exemplo: A. N. Mota (comunicação pessoal, 18 de abril de 2020)

Citação de autor desconhecido

Informar o título da obra citada, o ano e a página.

  • Exemplo: This phenomenon is best referred to as a "cumulative collaboration of evidence" (Word Hypotheses, 1967, p. 50).

Destaques, supressões e traduções nas citações

Quando da necessidade de destacar trechos nas citações diretas, usar negrito e, em seguida inserir a informação, entre colchetes: [destaque(s) nosso(s)].

Para traduções próprias, inserir a informação, entre colchetes: [tradução nossa].

Para as supressões, inserir, entre colchetes as reticências [...].

(l) Referências

Indicar todas e exclusivamente aquelas que foram citadas no texto.

As referências deverão ser relacionadas alfabeticamente, imediatamente após os agradecimentos, pelos últimos sobrenomes dos autores e cronologicamente por autor, conforme normas da 6ª. edição do Publication Manual da American Psychological Association (APA), de 2010 (www.apastyle.org ).

Trabalhos com um único autor deverão vir antes dos trabalhos de autoria múltipla, quando o sobrenome é o mesmo. Em caso de trabalhos em que o primeiro autor seja o mesmo, mas os coautores sejam diferentes, deverá ser assumida como critério a ordem alfabética dos sobrenomes dos coautores.

Trabalhos com os mesmos autores deverão ser ordenados por data, vindo em primeiro lugar o mais antigo. Trabalhos com as mesmas autoria e data: acrescentar uma letra minúscula após a data da obra consultada. Exemplos:

  • (1973a), Rogers (1973b)
Ou
  • (Freud, 1905/1996a), (Freud, 1905/1996b). Observar que, neste caso, as duas datas são coincidentes.

 

Modelos de referências

  • Para a quantidade de autores

→   Um autor

Baudrillard, J. (2002). A troca impossível. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Chauí, M. (1984). Repressão sexual: essa nossa (des)conhecida. São Paulo: Brasiliense.

→   Dois autores

Moura, M. L. S., & Correa, J. (1997). Estudo psicológico do pensamento: de W. Wundt a uma ciência da cognição. Rio de Janeiro: EDERJ.

→   Três a seis autores

Alberts, B., Bray, D., Lewis, J., Raff, M., Roberts, J., & Watson, J. D. (1994). Molecular biology of the cell (3rd ed.). New York: Garland Publishing.

→   Mais de sete autores

Gilbert, D. G., McClernon, J. F., Rabinoviche, N. E., Sugai, C., Plath, L. C., Assgaard, G., . . . Botros, N. (2004). Effects of quitting smoking on EEG activation and attention last for more than 31 days and are more severe with stress, dependence, DRD2 A 1 allele, and depressive traits. Nicotine and Tobacco Research, 6, 249-267. https://doi.org/10.1080/14622200410001676305

→   Para autoria institucional

American Psychological Association. (2001). Publication manual (5a ed.). Washington, DC: APA.

  • Livros e obras tomados na íntegra

Conselho Federal de Psicologia. (Org.). (1988). Quem é o psicólogo brasileiro? São Paulo: Edicon.

Pasquali, L. (Org.). (1999). Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração. Brasília, DF: LapPam/IBAPP.

Phillipi Jr., A. (2000). Interdisciplinaridade em ciências ambientais (SérieTextos Básicos para a Formação Ambiental, n. 5). São Paulo: Signus.

  • Obra antiga e reeditada em data posterior

Freud, S. (1996). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (Obras Completas, Vol. 7). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1905).

Piaget, J. (1973). A linguagem e o pensamento da criança (3a ed., M. Campos, Trad.). Rio de Janeiro: Fundo de Cultura. (Originalmente publicado em 1956).

  • Capítulos de livros

→   Autor distinto da obra no todo

Frigotto, G. (1998). A educação e a formação técnico-profissional frente à globalização excludente e o desemprego estrutural. In L. H. Silva (Org.), A escola cidadã no contexto da globalização (pp. 218-238). Petrópolis, RJ: Vozes.

→   Mesmo autor da cobra completa

Grimm, L. G., & Yarnold, P. R. (1995). Introduction to multivariate statistics. In Reading and understanding multivariate statistics (pp. 1-18). Washington, DC: American Psychological Association.

  • Artigos em periódicos científicos

→   Sem informação de fascículo/número

Mello, S. L. (1992). Classes populares, família e preconceito. Psicologia USP, 3, 123-130.

Andriola, W. B., & Cavalcante, L. R. (1999). Avaliação da depressão infantil em alunos da pré-escola. Psicologia Reflexão e Crítica, 12, 419-428.

→   Com informação de fascículo/número

Arruda-Colli, M. N., & Santos, M. A. (2015). Aspectos psicológicos da recidiva em oncologia pediátrica: uma revisão integrativa. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 67(3), 75-93.

→   Artigo on-line, sem DOI

Arruda-Colli, M. N., & Santos, M. A. (2015). Aspectos psicológicos da recidiva em oncologia pediátrica: uma revisão integrativa. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 67(3), 75-93. Recuperado em 02 de dezembro de 2022, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672015000300007&lng=pt&tlng=pt

→   Artigo on-line, com DOI

Reis, C., & Guareschi, N. (2022). O direito à moradia e as fronteiras entre a cidadania e os processos de marginalização social. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 74(1):e008.  https://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP-2022v74.19701

  • Teses ou dissertações

Cusatis Neto, R. (2007). Construção e validação da escala de estressores ocupacionais das linhas de produção (Tese de doutorado não-publicada). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas.

Fantucci, I. (2001). Contribuição do alerta, da atenção, da intenção e da expectativa temporal para o desempenho de humanos em tarefas de tempo de reação (Tese de doutorado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Faria, A. M. D. B. (2011). Crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: um olhar sobre o cuidador primário (Dissertação de mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado em 15 fevereiro de 2012, de http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/

  • Material obtido da internet

Precisamos vencer a dengue agora (n.d.). Recuperado em 12 de junho de 2002, de http://www.ansp.campanhas/saude/docs/

Candiotto, C. (2007). Verdade e diferença no pensamento de Michel Foucault. Kriterio, 48(115). 10.1590/S0100-512X 2007000100012.

Instituto Nacional de Câncer. (2003). Câncer no Brasil: dados dos registros de populacional. [São Paulo: INCA]. Recuperado em 22 de fevereiro de 2006, de http://www.inca.gov.br/regpop

  • Legislação

Ministério da Cidadania. (2019). Lei n. 13.840, de 5 de junho de 2019. Nova lei de drogas. Brasília, DF: Ministério da Cidadania. Recuperado em 28 de julho de 2022, de https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/leis/lei-no-13-840-de-5-de-junho-de-2019-nova-lei-de-drogas

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Conselho Nacional de Assistência Social. (2009). Resolução n. 109, de 11 de novembro de 2009. Aprova a tipificação nacional dos serviços socioassistenciais. Recuperado em 28 de julho de 2019, de http://www.mds.gov.br/webarquivos/legislacao/assistencia_social/resolucoes/2009/Resolução%20CNAS%20no%20109-%20de%2011%20de%20novembro%20de%202009.pdf

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.