Pedagogia da Judicialização das existências de Crianças e Adolescentes pelo UNICEF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP-2022v75spe.0008

Palavras-chave:

Crianças e Adolescentes, Judicialização, Pedagogia do UNICEF, Foucault, História

Resumo

Este é um artigo resultante de uma pesquisa de iniciação científica, financiada pelo CNPQ, realizada com documentos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Os arquivos acessados foram levantados na plataforma da referida agência multilateral na internet, em português de acesso livre e gratuito. A metodologia utilizada foi a arqueologia e a genealogia de Michel Foucault e alguns operadores da História Nova Cultural a partir de uma perspectiva da Psicologia Social e Política. Os objetivos foram problematizar as práticas que foram denominadas de pedagogia de judicialização do UNICEF por meio de seus relatórios voltados às crianças e adolescentes no Brasil, considerando as relações de saber, de poder e de subjetivação. Os arquivos foram consultados e analisados por meio de critérios de inclusão e exclusão documental. Os resultados apontam para a afirmativa de que o UNICEF constrói manuais de conduta prescritiva dirigidos aos trabalhadores sociais com fins de regulação das suas ações em prol da difusão de uma pedagogia judicializadora da vida de crianças e adolescentes.

Biografia do Autor

Flavia Cristina Silveira Lemos, Professora associada IV de Psicologia Social/UFPA.

Professora associada IV de Psicologia Social/UFPA. Doutora em História/UNESP. Mestre em Psicologia Social/UNESP. Psicóloga/UNESP. Bolsista de Produtividade de Pesquisa CNPQ-PQ2

Michelle Ribeiro Correa, Doutoranda em Psicologia/UFPA

Graduada em Psicologia (UFPA), graduada em Direito (UNAMA), Mestre em Psicologia (UFPA), Doutoranda em Psicologia (UFPA).

Ayumi Gabriela Yamashita Domingues, Graduada em psicologia (UFPA).

Graduada em Psicologia (UFPA).

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Publicado

2023-10-26

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa Original