Pedagogia da Judicialização das existências de Crianças e Adolescentes pelo UNICEF
DOI:
https://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP-2022v75spe.0008Palavras-chave:
Crianças e Adolescentes, Judicialização, Pedagogia do UNICEF, Foucault, HistóriaResumo
Este é um artigo resultante de uma pesquisa de iniciação científica, financiada pelo CNPQ, realizada com documentos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Os arquivos acessados foram levantados na plataforma da referida agência multilateral na internet, em português de acesso livre e gratuito. A metodologia utilizada foi a arqueologia e a genealogia de Michel Foucault e alguns operadores da História Nova Cultural a partir de uma perspectiva da Psicologia Social e Política. Os objetivos foram problematizar as práticas que foram denominadas de pedagogia de judicialização do UNICEF por meio de seus relatórios voltados às crianças e adolescentes no Brasil, considerando as relações de saber, de poder e de subjetivação. Os arquivos foram consultados e analisados por meio de critérios de inclusão e exclusão documental. Os resultados apontam para a afirmativa de que o UNICEF constrói manuais de conduta prescritiva dirigidos aos trabalhadores sociais com fins de regulação das suas ações em prol da difusão de uma pedagogia judicializadora da vida de crianças e adolescentes.
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