Processos de socialização e constituição do self: reflexões sobre homeschooling
DOI:
https://doi.org/10.36482//1809-5267.ARBP-2022v74.19628Palavras-chave:
Educação escolar, Interacionismo Simbólico, Outro Generalizado, HomeschoolingResumo
Na contemporaneidade, avolumam-se as críticas à instituiçãoescolar, e as famílias passam a reivindicar maior controle sobre a educação de seus filhos, fortalecendo o movimento homeschooling. No contraponto, o Estado reitera a obrigatoriedade da educação formal como atendimento a um direito constitucional. Frente ao debate, este trabalho é um ensaio teórico que reflete sobre processos de socialização, à luz do Interacionismo Simbólico. Reflete sobre o papel da educação escolar na formação social, diante do crescimento do homeschooling e sobre seu impacto para o desenvolvimento integral dos estudantes. Cabe questionar: em que medida a redução das oportunidades de negociação com o outro social pode esvaziar o espaço de atuação e constituição do self dos estudantes? A resposta à questão é buscada em diálogo com ideias elaboradas por George Herbert Mead, que permitem compreender a escola como o Outro Generalizado capaz de oferecer referências para a socialização e o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
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