Processos de socialização e constituição do self: reflexões sobre homeschooling

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36482//1809-5267.ARBP-2022v74.19628

Palavras-chave:

Educação escolar, Interacionismo Simbólico, Outro Generalizado, Homeschooling

Resumo

Na contemporaneidade, avolumam-se as críticas à instituição
escolar, e as famílias passam a reivindicar maior controle sobre a educação de seus filhos, fortalecendo o movimento homeschooling. No contraponto, o Estado reitera a obrigatoriedade da educação formal como atendimento a um direito constitucional. Frente ao debate, este trabalho é um ensaio teórico que reflete sobre processos de socialização, à luz do Interacionismo Simbólico. Reflete sobre o papel da educação escolar na formação social, diante do crescimento do homeschooling e sobre seu impacto para o desenvolvimento integral dos estudantes. Cabe questionar: em que medida a redução das oportunidades de negociação com o outro social pode esvaziar o espaço de atuação e constituição do self dos estudantes? A resposta à questão é buscada em diálogo com ideias elaboradas por George Herbert Mead, que permitem compreender a escola como o Outro Generalizado capaz de oferecer referências para a socialização e o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Referências

Aasen, S. H. (2010). New followers of an old path: Homeschoolers. Journal for Quality & Participation, 32(4), 12-14.

Aboulafia, M. (2020). George Herbert Mead. In E. N. Zalta (Ed.), The Stanford encyclopedia of philosophy (Spring 2020 Edition). Stanford: Stanford University. Recuperado de: https://plato.stanford.edu/entries/mead/

Andrade, E. P. (2017). Educação domiciliar: Encontrando o direito. Revista Proposições, 28(2), 172-192. http://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0062

Apple, M. W. (2003). Educando à Direita: Mercados, padrões, Deus e desigualdades. São Paulo: Cortez. Ariès. P. (1981). História social da criança e da família (2a ed.). Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Associação Nacional de Educação Domiciliar. (2021). ED no Brasil. Brasília: Aned. Recuperado de https://www.aned.org.br/index.php/conheca-educacao-domiciliar/ed-no-brasil

Barbosa, L. M. (2016). Homeschooling no Brasil: Ampliação do direito à educação ou via de privatização?. Educação & Sociedade, 37(134), 153-168. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016157215

Bernstein, B. (1996). A estruturação do discurso pedagógico: Classe, código, controle. Petrópolis: Vozes.

Blumer, H. (2017). Implicação sociológica do pensamento de George Herbert Mead. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, 16(48), 45-56.

Bourdieu, P., & Passeron, J. C. (1975). A reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

Brasil. (1940). Decreto-lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código penal. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848.htm

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal.

Brasil. (1990). Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente e dá outras.

Brasil. (1996). Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Brasil. (2012). Projeto de Lei n. 3.179, de 08 de fevereiro de 2012. Acrescenta parágrafo ao art. 23 da Lei nº 9.394, de 1996, de diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a possibilidade de oferta domiciliar da educação básica.

Brasil. (2019). Projeto de Lei Nº 3.262, de 03 de junho de 2019. Altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, para incluir o parágrafo único no seu art. 246, a fim de prever que a educação domiciliar (homeschooling) não configura crime de abandono intelectual.

Brasil. (2022). Projeto de Lei Nº 1.338, de 26 de maio de 2022. Altera as Leis Nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), e 8.069, de 13 de julho de 1990, (Estatuto da Criança e do Adolescente), para dispor sobre a possibilidade de oferta domiciliar da educação básica.

Bruner, J. (1997). Atos de significação (S. Costa, Trad.). Porto Alegre: Artes Médicas.

Casagrande, C. A. (2016). Interacionismo simbólico, formação do self e educação: uma aproximação ao pensamento de G. H. Mead. Educação e Filosofia, 30(59), 375-403. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p375a403

Casanova, L. V., & Ferreira, V. S. (2020). Os discursos da associação nacional de educação domiciliar do Brasil. Práxis Educativa, 15, 1-17. https://doi.org/10.5212/ PraxEduc.v.15.14771.025

Coimbra, C. M. B. (1989). As funções da instituição escolar: Análise e reflexões. Psicologia: Ciência e Profissão, 9(3). https://doi.org/10.1590/S1414-98931989000300006

Coll, C. (2013). El currículo escolar en el marco de la nueva ecología del aprendizaje. Aula de Innovación Educativa, 219, 31-36.

Cury, C. R. J. (2017). Homeschooling: entre dois jusnaturalismos? Pro-Posições, 28(2), 104-121. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0006

Cury, C. R. J. (2019). Homeschooling ou educação no lar. Educação em Revista, 35, 1-8. https://doi.org/10.1590/0102-4698219798

Dessen, M. A., & Polonia, A. C. (2007). A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, 17(36), 21-32. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000100003

Dodds, A. E., Lawrence, J. A. & Valsiner, J. (1997). The personal and the social: Mead’s theory of the ‘generalized other’. Theory Psychology, 7(4), 483-503. https://doi.org/10.1177/0959354397074003

Duarte, C. S (2007). A educação como um direito fundamental de natureza social. Educação & Sociedade, 28(100), 691-713. doi: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300004

Duarte, N. (2013). A individualidade para-si: Contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. Campinas: Autores Associados.

Durkheim, E. (1973). Educación y sociología. Buenos Aires: Shapire.

Franky, A. P., & Chiappe, A. (2018). Famílias que educam em casa com TIC: Um estudo qualitativo de múltiplos casos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 26(101), 1324-1346. doi: https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002601507

Gavião, J. S. F. (2017). As crianças e suas memórias de infância: Escola e homeschooling nas narrativas infantis (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Glăveanu, V. P., Branco, A. U., & Neves-Pereira, M. S. (2016). Creativity and prosocial values nurturing cooperation within the classroom. In R. A. Beghetto, & J. C. Kaufman (Eds.), Nurturing creativity in the classroom (pp. 287-307). London: Cambridge University.

Holt, J. (1999). Como as crianças aprendem. Campinas: Verus. (Obra original publicada em 1967).

Illich, I. (1985). Sociedade sem escolas (7a ed.). Petrópolis: Vozes. (Obra original publicada em 1970).

Kloh, F. F. P. (2017). Os intelectuais da desescolarização: Ivan Illich & John Holt num diálogo político e pedagógico. Congresso Brasileiro de História da Educação. João Pessoa, Paraíba, Brasil, 9.

Lyman, I. (1998, January 7). Homeschooling back to the future?. Policy Analysis, (294), 1-22.

Mahoney, A. A. (2007). Contribuições de H. Wallon para a reflexão sobre questões educacionais. In V. M. N. S. Placco (Org.), Psicologia e educação: revendo contribuições (pp. 117-144). São Paulo: FAPESP.

Mead, G. H. (1967). Mind, self, and society: from the Standpoint of a Social Behaviorist. Chicago: The Chicago University. Mead, G. H. (1982). The individual and the social self: unpublished work of George Herber Mead. Chicago: Chicago University.

Miranda, S. F. (2011). A questão do reconhecimento: Axel Honneth e a atualização do modelo conceitual hegeliano a partir da psicologia social de George Herbert Mead. In M. J. P. Spink, P. Figueredo, & J. Brasilino (Orgs.), Psicologia social e pessoalidade (pp. 135-145). Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais.

Sant’Ana, R. B. (2005). Psicologia social na escola: as contribuições de G. H. Mead. Psicologia & Sociedade, 17(1), 17-28. https://doi.org/10.1590/S0102-71822005000100010

Santos, E. (2019). A educação como direito social e a escola como espaço protetivo de direitos: Uma análise à luz da legislação educacional brasileira. Educação e Pesquisa, 45, 1-15. https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945184961

Sarajlic, E. (2019). Homeschooling and authenticity. Theory and Research in Education, 17(3), 280-296. https://doi.org/10.1177/1477878519885360

Saviani, D. (2005). Pedagogia histórico-crítica: Primeiras aproximações (9a ed.). Campinas: Autores Associados.

Tunes. E. (2011). Sem escola, sem documento. Rio de Janeiro: E-papers.

United Nations. (1948). Declaração universal dos direitos humanos. New York: UN. Recuperado de: https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf

Valsiner, J. (2007). Culture in mind and societies. New Delhi: SAGE.

Vasconcelos, M. C. V. (2005). A casa e os seus mestres: a educação no Brasil de oitocentos. Rio de Janeiro: Gryphus.

Vasconcelos, M. C. V. (2017). Educação na casa: Perspectivas de desescolarização ou liberdade de escolha? Pro-Posições, 28(2), 122-140. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0172

Vygotsky, L. S. (1991). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. (Obra original publicada em 1978).

Downloads

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa Original