A psicologia fenomenológica de Edith Stein

contribuições para a ciência psicológica

Autores

  • Mak Alisson Borges Universidade de Brasília - UNB
  • Tommy Akira Goto Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Resumo

A Psicologia é um ramo científico que ainda encontra algumas dificuldades em demarcar de modo preciso o seu objeto de investigação, o que acabou por gerar diversos problemas epistemológicos e metodológicos. Diante disso, impõe-se uma questão fundamental para a elucidação do objeto da Psicologia: o problema mente-corpo. A proposta desse artigo, nesse sentido, é discutir o problema mente-corpo à luz da Fenomenologia de Edith Stein, buscando a partir daí refletir acerca da possibilidade de uma fundamentação da Psicologia. Para isso, foram analisadas algumas obras da filósofa, a saber: “Causalidade Psíquica” e “Introdução à Filosofia”. Desse modo, através das investigações de Stein acerca da psique (que pode ser aproximada ao que se entende por mente no âmbito das ciências da mente) e do corpo, conclui-se que é possível conceber

Biografia do Autor

Mak Alisson Borges, Universidade de Brasília - UNB

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013), mestre em psicologia na mesma universidade. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília. Professor substituto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Estudante-pesquisador da linha de pesquisa Contribuições da Fenomenologia à Psicologia: investigação fenomenológica dos fenômenos psíquicos, grupo de Pesquisa do Cnpq/Capes. Atua na clínica atendendo crianças, adolescentes e adultos utilizando as abordagens humanistas-existenciais. Atua na área acadêmica na linha de pesquisa psicologia e fenomenologia. Suas áreas de pesquisa são principalmente: Fenomenologia e Psicologia; Fenomenologia e psicopatologia; Fenomenologia e Ciências Cognitivas; bases filosóficas da psicologia; História da Psicologia; problema mente-corpo; epistemologia da Psicologia; Fenomenologia de Edith Stein.

Tommy Akira Goto, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professor Adjunto III da Pós-Graduação em Psicologia e da Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Doutor em Psicologia como Profissão e Ciência pela PUC-Campinas (2007), Mestre em Filosofia e Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e Graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos (1998). Membro do GT de Fenomenologia da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF); Membro do GT de Psicologia & Fenomenologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). É presidente fundador da Associação Brasileira de Psicologia Fenomenológica, Membro-colaborador do Circulo Latinoamericano de Fenomenologia (CLAFEN), Membro Oridinário da "Asociación Internacional de Fenomenología y Ciencia Cognitiva" e Membro-assistente da Sociedad Iberoamericana de Estudios Heideggerianos SIEH e membro da Associacion Latinoamericana de Psicologia Existencial (ALPE). Tem experiência profissional e docente na Psicologia e Filosofia, Epistemologia, Fenomenologia e Ciências Cognitivas, Psicologia e Educação, Psicologia Fenomenológica de Edmund Husserl e Edith Stein. Além disso tem atuado e pesquisado as seguintes áreas: Filosofia, Fenomenologia e Saúde, Psicologia Fenomenológica e Educação, Políticas Públicas (Sociais), Atuação do Psicólogo no SUAS (CRAS e CREAS) e Psicologia e Fenomenologia da Religião.

Downloads

Publicado

2024-06-04

Edição

Seção

Artigos de Reflexão