Emoções na anorexia nervosa: Teoria, pesquisa e prática
Resumo
Revisões sistemáticas da literatura têm identificado, com consistência, dificuldades no processamento de emoções e a presença de alexitimia em indivíduos com anorexia nervosa (AN). No plano teórico, as dificuldades emocionais têm sido integradas nos modelos explicativos do transtorno. Contudo, as várias perspectivas etiológicas parecem ter pouca articulação entre si, apesar de focarem processos emocionais que podem ser vistos de forma complementar. Com base nesse fato, este estudo procurou sistematizar os principais contributos dos diferentes modelos teóricos, com especificação do papel etiológico das emoções, e propor uma leitura mais integrada dos mesmos. A revisão teórica se complementou com uma síntese da literatura sobre a pesquisa em torno do processamento emocional e da alexitimia na AN, abrindo pistas para a intervenção. Na dimensão clínica, houve análise de implicações para a prática que decorrem da conjugação das contribuições teóricas e empíricas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IP/UFRJ)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos trabalhos publicados pertencem ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A revista adota a licença CreativeCommons "CC BY", que permite o compartilhamento do conteúdo em qualquer suporte ou formato, para qualquer fim, desde que referenciando a publicação original na Arquivos Brasileiros de Psicologia.
Ao submeterem trabalhos, os autores aceitam os termos dos direitos autorais e da licença adotada pela publicação.