CELEIDA TOSTES E SEU MURO DE RESISTÊNCIA: ACERCAMENTOS SOBRE METODOLOGIA DE ENSINO DE UMA PROFESSORA-ARTISTA / Celeida Tostes and her wall of resistance: approaches on teaching methodology of an educator-artist
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n39.15Resumo
Este texto é um acercamento de determinados procedimentos artísticos que envolvem o corpo desde a década de 1960 até a atualidade, tendo como balizadora a articulação entre processo criativo e ensino de arte. Para tanto, busca uma aproximação do projeto artístico da artista e professora Celeida Tostes, admitindo que suas proposições trazem elementos fundantes dos procedimentos que a arte brasileira atual apresenta. Suas ações no campo do ensino e no campo da arte, muitas das vezes indiscerníveis, constituem referência histórica como núcleo de resistência atravessador de vários contextos. Esta atualização, que se permite apontar para os trabalhos de Celeida Tostes e trazê-los à luz por um pensamento mais conciliador e menos excludente, se construiu com autores de áreas diversas além do pensamento da própria artista.
Palavras-chave: Celeida Tostes; Arte relacional; Práticas colaborativas.
Abstract
This text is about certain artistic procedures involving the body from the sixties to the present, marked as a link between the creative process and art teaching. Thus, seek an update of the artistic project from artist and teacher Celeida Tostes, admitting that its propositions bring founding elements of the procedures that the actual brazilian art shows. Her actions in the teaching and art field, many times indiscernible, they constitute a historical reference as a core of resistance across different contexts.This update, which can point to the work of Celeida Tostes and bring them to a thought more conciliatory and less exclusive, was built with authors from others areas besides the artist´s thinking.
Keywords: Celeida Tostes; Relational arts; Collaborative practices.
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