CORPO E AUTOEXPERIMENTAÇÃO: UMA LEITURA DA ARTCHARNELDE ORLAN A PARTIR DO PENSAMENTO PÓS-FEMINISTA DE PAUL B. PRECIADO / Body and self-experimentation: a reading of ORLAN's artcharnel from Paul B. Preciado's post-feminist thinking

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37235/ae.n39.8

Resumo

A partir da década de 1960 teve início na Europa e nos EUA um novo movimento artístico conhecido como arte performativa. ORLAN, artista plástica francesa, insere-se neste movimento através de obras que incluem intervenções cirúrgicas em seu próprio corpo com o objetivo de questionar o status do corpo feminino na sociedade ocidental contemporânea. Diante disso, propomos no presente artigo, uma análise do seu trabalho a partir das considerações teóricas do filósofo e escritor transgênero Paul B. Preciado.

Palavras-chave: Arte performativa; ORLAN; Gênero; Feminismo; Paul. B. Preciado.

Abstract

From the 1960s, a new artistic movement known as performative art began in Europe and the USA. ORLAN, a French artist, is part of this movement through works that include surgical interventions on her own body in order to question the status of the female body in contemporary Western society. Therefore, in this article, we propose an analysis of his work based on the theoretical considerations of the transgender philosopher and writer Paul B. Preciado.

Keywords: Performative art; ORLAN; Genre; Feminism; Paul B. Preciado.


Biografia do Autor

Rejane Lopes Rodrigues, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), graduação em Comunicação Social (Habilitação Cinema) pela Universidade Federal Fluminense (2008), mestrado (2013) e doutorado (2018) em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É professora de Filosofia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). 

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Publicado

15-08-2020