GRANDE ORLÂNDIA: UMA MANIFESTA ABAIXO DA LINHA VERMELHA / Grande Orlândia: a manifest underneath Red Line (Linha Vermelha)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37235/ae.n39.14

Palavras-chave:

Arte contemporânea, exposições, circuito independente, micropolítica

Resumo

Na virada dos anos 1990 para os anos 2000 uma série de proposições pensadas e executadas pelos próprios artistas se difunde no Rio de Janeiro. O presente artigo busca trazer a história de Grande Orlândia – Artistas Abaixo da Linha Vermelha (2003), exposição sem patrocínio, fora do circuito de museus e galerias e que reuniu mais de 100 artistas, numa mistura de exposição, festa e manifestação política. No texto a Grande Orlândia é narrada, principalmente, a partir do olhar de alguns dos artistas participantes. É evidenciado não apenas a força do circuito independente, como os deslocamentos e pontos de contato junto ao território institucional.

Palavras-chave: Arte contemporânea; Exposições; Circuito independente; Micropolítica.

Abstract

At the turn of the 1990s to the 2000s, a series of propositions thought and produced by the artists themselves spread in Rio de Janeiro. This article brings the history of Grande Orlândia – artistas abaixo da Linha Vermelha (2003), an exhibition without sponsorship, outside the circuit of museums and galleries that brought together more than 100 artists. A mixture of exhibition, party and political manifestation. In the text, Grande Orlândia is narrated, mainly, from the perspective of some of the participating artists. Is evidented not only the strength of the independent circuit, but also the displacements and contact points within the institutional territory.

Keywords: Contemporary art; Exhibitions; Independent circuit; Micropolitics.

 

Biografia do Autor

Helena Wilhelm Eilers, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestre em Artes Visuais (História e Crítica da Arte) no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/ EBA/UFRJ.

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Publicado

15-08-2020