IN-BETWEEN: IMBRICAÇÕES ENTRE ARTE, CIDADE E INSTITUIÇÃO NA OBRA VAZADORES DE RUBENS MANO / In-between: the imbrications between art, city and institution in the vazadores’ work of Rubens Mano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37235/ae.n39.16

Resumo

Estudo de vazadores em seus múltiplos aspectos -- espaciais, artísticos, institucionais e políticos. A escolha da obra de Rubens Mano pressupõe uma perspectiva contextualista renovada da arte contemporânea sobre a cidade, que tensiona a obra na direção de um híbrido capaz de transitar entre os mundos artístico e extra-artístico, atenta estética e politicamente aÌ€ problemática urbana.

Palavras-chave: Rubens Mano; Vazadores; Arte contemporânea; Espaço público.

Abstract

Rubens Mano study of the work, in its multiple aspects - spatial, artistic, institutional and political. The artist's choice presupposes a renewed contextualist perspective of contemporary art on the city, which stresses the work towards a hybrid capable of transiting between the artistic and extra-artistic worlds, aesthetically and politically attentive to the urban problematic.

Keywords: Rubens Mano; vazadores; contemporary art; public space

Biografia do Autor

Tatiana Sampaio Ferraz, Iarte-UFU - docente de escultura FAU-USP - recem-doutora

Docente do Curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia -- IA/UFU desde 2016. Tem doutorado em História da Arte pela FAU-USP (2018) e mestrado em História da Arte pela ECA-USP (2006). Formou-se bacharel em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UNESP (2000), e, paralelamente, cursou Arquitetura e Urbanismo na Escola da Cidade (2002-2007) e na FAAP (1996-1998). Como artista, desenvolve trabalhos na fronteira entre arte e arquitetura, com grande interesse sobre a cidade e a questão urbana, operando em diversas linguagens, tais como instalação, intervenção, objeto e fotografia

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Publicado

15-08-2020