VIOLÊNCIA, CORPO E IMAGEM: NUNO RAMOS E ROSANGELA RENNÓ / Violence, body and image: Nuno Ramos and Rosangela Rennó
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n39.6Resumo
O presente artigo busca explorar relações entre violência, corpo e imagem na arte contemporânea brasileira a partir de obras que suscitam operações de reapropriação do real. Para isso, propusemos uma articulação entre as produções poéticas de Nuno Ramos e Rosangela Rennó – nomeadamente entre as décadas de 1990 e 2000 – e as contribuições teóricas de Slavoj Žižek e Michel Foucault, cujo caráter não conciliatório opera um tensionamento nos discursos hegemônicos em torno do fenômeno da violência e de suas relações com a visualidade e a corporeidade.
Palavras-chave: Violência; Corpo; Imagem; Nuno Ramos; Rosangela. Rennó.
Abstract
This article aims to investigate the relations between violence, body and image in Brazilian contemporary art based on works that evoke reappropriations from the real. For that, we propose to link the artistic productions of Nuno Ramos and Rosangela Rennó from 1992 and the theoretical works of Slavoj Žižek and Michel Foucault.
Keywords: Violence; Body; Image; Nuno Ramos; Rosangela Rennó.
Referências
CÓCCARO, Victoria. 111 de Nuno Ramos: la imagen ausente, una supervivencia. In: LUCERO, María Elena (Cord.). Políticas de las imágenes en la cultura visual latinoame-ricana: mediaciones, dinámicas e impactos estéticos. Rosario: UNR Editora, 2017.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42ª edição. Petrópolis: Vozes, 2014.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: n-1 editora, 2013.
HARRISON, Marguerite Itamar. Lamentando o esquecimento da memória: as instalações fotográficas de Rosangela Rennó. In: Cadernos de Letras da UFF (Dossiê: Letras e Direi-tos Humanos), n.33, p.37-58, 2007.
HERKENHOFF, Paulo. Rennó ou a beleza e o dulçor. In: Rosangela Rennó. São Paulo: Edusp, 1996.
JAREMTCHUK, Dária. Ações políticas na arte contemporânea brasileira. In: Concinnitas – Publicação do Programa de Pós-graduação em Artes (UERJ). Rio de Janeiro, v.1, n.10, ano 8, 2007.
OITICICA, Hélio. O herói anti-herói e o anti-herói anônimo [1968]. Documento datilogra-fado. Projeto Hélio Oiticica.
RUFINONI, Priscila Rossinetti. Rito e violência - vigília pelos 111, por Nuno Ramos. In: ARS – Publicação do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (USP). São Paulo, v.16, n.28, 2016.
ŽIŽEK, Slavoj. Violência: seis reflexões laterais. São Paulo: Boitempo, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).