O DEDO NA FERIDA COLONIAL: UM EXERCÍCIO DE CURADORIA COMPARTILHADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37235/ae.n38.22943

Resumo

A partir do referencial metodológico da pesquisa narrativa, discute a curadoria compartilhada em um projeto expositivo sobre a produção artística de três mulheres negras.  Conclui que essa prática, quando fundamentada na estética decolonial, desarticula a noção de arte como atividade autônoma, impulsionada por sentimentos, independente do manifesto jogo das variáveis raça, gênero, classe.

Biografia do Autor

Maria Emilia Sardelich

Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Educação (CE), Departamento Metodologia da Educação (DME) e Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001), pós-doutorado em Cultura Visual, Universidade de Barcelona (2003). Atua na área de Didática e Ensino da Arte, cursos de Licenciatura, modalidades presencial e a distância. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (GPEAV/UFPB).

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Publicado

13-08-2019

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Artigos