Soziologie des raums: drundlagen und ziele / Sociologia do espaço: bases e objetivos
Resumo
Die Entstehung des Raumes ein soziales Phänomen und deshalb nur aus den «gesellschaftlichen Entwicklungen», als prozesshaftes Phänomen zu begreifen. Freilich vollziehe sich die Konstitution von Raum im Alltag vielfach durch Routinen, welche die Eigenart des Raumes verstellten und institutionell unsichtbar machten. Bislang werde in soziologischen Theorien mehrheitlich eine ‚absolutistische‘ Raumvorstellung gepflegt, die einzig die euklidische Geometrie als Bezugssystem reflektiere. Martina Löw dagegen entwirft einen prozessualen Raumbegriff, in dem «Raum» nicht mehr nur als starrer Hintergrund verstanden wird.
O surgimento do espaço é fenômeno social e, portanto, só pode ser compreendido como fenômeno processual a partir dos “desenvolvimentos sociais”. A constituição do espaço no dia a dia se completa de maneira diversa através de rotinas, que deslocam suas características e os tornam institucionalmente invisíveis. Até o momento se tem assumido, nas teorias sociológicas, uma concepção do espaço “absoluta” que reflete unicamente o sistema geométrico euclidiano como referência. Em contraposição a isso, Martina Löw elabora um conceito processual, no qual o espaço é compreendido como mais do que um plano de fundo rígido e fixo
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).