Jean Baudrillard – enigmas e paradoxos da imagem na era do simulacro
Resumo
O sociólogo e filósofo francês Jean Baudrillard morreu aos 77 anos, em Paris, em 6 de março de 2007. Era uma das personalidades destacadas do pensamento moderno e pós-moderno e exerceu influência considerável sobre a vida francesa e internacional ao longo de 40 anos. Nada escapou a suas análises paradoxais. Seu pensamento tem origem à luz do estruturalismo e da semiologia, pelos quais procura fazer releituras da teoria marxista da coisificação. São clássicos seus estudos da sociedade de consumo, dos novos mitos da comunicação e dos sistemas de objetos na era da dominação das novas tecnologias da imagem. Todo o seu trabalho gira fundamentalmente em torno de sua concepção da sociedade de consumo e da produção de signos, através de retórica que nem sempre consegue evitar o discurso desencantado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).