O não-objeto em Anish Kapoor: entre o visível e o invisível
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n47.19Palavras-chave:
Anish Kapoor, Não-Objeto, Arte Contemporânea, Vazio, InvisívelResumo
Anish Kapoor traz em sua obra questões ligadas às tensões entre matéria e vazio. O artigo se debruça sobre uma série de obras realizadas entre 2019 e 2021, relacionando-a à temática da materialidade e sua ausência. Intituladas Non-object (Black), as obras se utilizam da técnica empregada pelo artista junto à tecnologia do Vantablack, material industrial que absorve mais de 99% da luz nele refletida. Ao analisar essas produções, o artigo investiga como o artista articula a relação entre materialidade e vazio, visibilidade e invisibilidade, a partir da cor naquilo que denomina não-objeto, para isso estabelecendo um diálogo com a história da arte, à luz de teóricos como Homi K. Bhabha, Daniel Arasse, Maurice Merleau-Ponty e Georges Didi-Huberman.
Referências
ARASSE, Daniel. Nada se vê: seis ensaios sobre pintura. São Paulo: Editora 34, 2019.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
BHABHA, Homi K. Elusive objects: Anish Kapoor’s fissionary art. In: KAPOOR, Anish. Anish Kapoor. Londres: Royal Academy of Arts, 2009 (catálogo de exposição).
BLACK 3.0: Anish Kapoor and the art world’s pettiest, funniest dispute. 2019. Disponível em: https://www.theguardian.com/artanddesign/shortcuts/2019/aug/05/black-30-anish-kapoor-and-the-art-worlds-pettiest-funniest-dispute. Acesso em 15 fev. 2023.
CHAUI, Marilena. Experiência do pensamento: ensaios sobre a obra de Merleau-Ponty. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2022.
CHU, Jennifer. MIT engineers develop “blackest black” material to date. 2019. Disponível em: https://news.mit.edu/2019/blackest-black-material-cnt-0913. Acesso em 16 fev. 2023.
CIVITARESE, Giuseppe. Blackness of red: Anish Kapoor and the sublimation of the flesh. In: KAPOOR, Anish. Anish Kapoor. Veneza: Marsilio Editori S.p.a., 2022 (catálogo de exposição).
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2014.
JANUSZCZAK, Waldemar. Mister in-between. In: KAPOOR, Anish. Anish Kapoor. Venezia: Marsilio Editori S.p.a., 2022 (catálogo de exposição).
KAPOOR, Anish. In-betweenness with Homi Bhabha. In: LEYDIER, Richard (ed.). I have nothing to say: interviews with Anish Kapoor. Paris: Grandpalais, 2011.
MEAD, Rebecca. Anish Kapoor’s material values. New York: The New Yorker, 2022. Disponível em: https://www.newyorker.com/magazine/2022/08/22/anish-kapoors-material-values. Acesso em 12 ago. 2023.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
NAVES, Rodrigo. O vento e o moinho: ensaios sobre arte moderna e contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SURREY NANOSYSTEMS. About Vantablack. Newhaven, [s.n.], 2023. Disponível em: https://www.surreynanosystems.com/about/vantablack. Acesso em 2 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 arte e ensaios
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).