O não-objeto em Anish Kapoor: entre o visível e o invisível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60001/ae.n47.19

Palavras-chave:

Anish Kapoor, Não-Objeto, Arte Contemporânea, Vazio, Invisível

Resumo

Anish Kapoor traz em sua obra questões ligadas às tensões entre matéria e vazio. O artigo se debruça sobre uma série de obras realizadas entre 2019 e 2021, relacionando-a à temática da materialidade e sua ausência. Intituladas Non-object (Black), as obras se utilizam da técnica empregada pelo artista junto à tecnologia do Vantablack, material industrial que absorve mais de 99% da luz nele refletida. Ao analisar essas produções, o artigo investiga como o artista articula a relação entre materialidade e vazio, visibilidade e invisibilidade, a partir da cor naquilo que denomina não-objeto, para isso estabelecendo um diálogo com a história da arte, à luz de teóricos como Homi K. Bhabha, Daniel Arasse, Maurice Merleau-Ponty e Georges Didi-Huberman.

Biografia do Autor

Lucas Procópio de Oliveira Tolotti, Universidade de São Paulo Escola Superior de Propaganda e Marketing

Professor nos cursos de Cinema e Audiovisual e Comunicação e Publicidade na ESPM. Mestre e doutorando em Estética e História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA - USP). Tem experiência na área educativa de museus (Museu de Arte Moderna - SP) e na área de curadoria, acervo e produção em institutos culturais e galerias (Wesley Duke Lee Art Institute, Ricardo Camargo Galeria, Galeria Emma Thomas), além de atuar como curador independente. Pesquisador do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes - ECA/USP. Foi Professor Substituto nos Cursos de Design e Artes Visuais - UNESP Bauru.

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Publicado

07-08-2024