Arte Território
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n46.1Resumo
Arte & Ensaios apresenta o número 46, correspondente à chamada pública Arte Território, publicada em maio de 2023. Prosseguindo com a temática do número anterior – Arquivo Terra –, sua concepção integra pesquisas e atuações motivadas pela cena artística contemporânea que abordem interseções entre arte, territorialidade e práticas coletivas. Para essa investida nos debruçamos sobre a palavra território, palavra-chave quando se fala em práticas artísticas situadas, isto é, poéticas que assinalam suas diferenças em relação aos legados da arte e da historiografia de matriz europeia, cujas pretensões universalistas impedem o reconhecimento de marcadores de cor, gênero e classe social em si mesmas. Assumidos como padrão normativo e embora não enunciados, esses marcadores definem ausências e zonas de exclusão ou censura. Contra esses apagamentos, as práticas situadas propõem nomeações, filiações e léxicos próprios, desenhando territórios que podem estar vinculados ou não a localidades específicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).