A imagem-movimento sob as visualidades carnavalescas de Paulo Barros
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n47.10Palavras-chave:
Intertextualidade, Cinema, Escolas de samba, Imagem-movimento, Paulo BarrosResumo
No século 20, a imagem-movimento transcendeu a tela do cinema, fenômeno que Lipovetsky e Serroy denominaram “espírito cinema”. Nesse contexto, importa compreender como a sétima arte compõe o imaginário da humanidade e se constitui em forma matricial para as demais práticas e representações, como os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. As relações de intertextualidade entre os desfiles e a cinematografia remontam à primeira década das apresentações, mas se acentuaram a partir dos anos 1980. Desde então, diversos artistas do carnaval carioca produziram palimpsestos carnavalescos da imagem-movimento, dentre os quais se destaca Paulo Barros. De O mágico de Oz aos filmes da franquia Piratas do Caribe, diversas películas o inspiraram na produção de fantasias e alegorias. Neste artigo, debruço-me sobre a obra de Barros nas duas primeiras décadas deste século para identificar as imagens cinematográficas que se apresentaram sob a forma de palimpsestos imagéticos.
Referências
BARROS, Paulo. Sem segredo: estratégia, inovação e criatividade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.
BARROS, Paulo. Roteiro do desfile e ficha técnica da Unidos da Tijuca. In: Livro Abre-alas - Domingo. Rio de Janeiro: Liesa, 2011, p. 154-179. Disponível em: https://liesa.globo.com/downloads/memoria/outros-carnavais/2011/abre-alas-domingo.pdf. Acesso em 15 dez. 2022.
BARROS, Paulo. Roteiro do desfile e ficha técnica da Unidos do Viradouro. In: Livro Abre-alas - Domingo. Rio de Janeiro: Liesa, 2008, p. 279-305. Disponível em: https://liesa.globo.com/downloads/memoria/outros-carnavais/2008/abre-alas-domingo.pdf. Acesso em 22 mar. 2023.
BARROS, Paulo. Ouvindo tudo que vejo, vou vendo tudo que ouço. Sinopse de enredo da Unidos da Tijuca. Rio de Janeiro: Liesa, 2006. Disponível em: http://apoteose.com/siteantigo/unidosdatijuca/sinopse2006.htm. Acesso em 22 mar. 2023.
BARROS, Paulo et al. Viraviradouro. Sinopse de enredo da Unidos do Viradouro. In: Livro Abre-alas - Domingo. Rio de Janeiro: Liesa, 2019, p. 65-72. Disponível em: https://liesa.globo.com/downloads/memoria/outros-carnavais/2019/abre-alas-domingo.pdf. Acesso em 10 mar. 2023.
BARROS, Paulo et al. Corra que o futuro vem aí! Sinopse de enredo da Unidos de Vila Isabel. In: Livro Abre-alas - Domingo. Rio de Janeiro: Liesa, 2018, p. 130-140. Disponível em: https://liesa.globo.com/downloads/memoria/outros-carnavais/2018/abre-alas-domingo.pdf. Acesso em 10 mar. 2023.
BARROS, Paulo et al. No voo da águia, uma viagem sem fim... Sinopse de enredo da Portela. In: Livro Abre-alas - Segunda. Rio de Janeiro: Liesa, 2016, p. 168-176. Disponível em: https://liesa.globo.com/downloads/memoria/outros-carnavais/2016/abre-alas-segunda.pdf. Acesso em 10 mar. 2023.
BARROS, Paulo et al. Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria se só te restasse um dia?. Sinopse de enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel. In: Livro Abre-alas - Domingo. Rio de Janeiro: Liesa, 2015, p. 137-141. Disponível em: https://liesa.globo.com/downloads/memoria/outros-carnavais/2015/abre-alas-domingo.pdf. Acesso em 10 mar. 2023.
BARROS, Paulo et al. Desceu num raio, é trovoada! O Deus Thor pede passagem pra mostrar nessa viagem à Alemanha encantada. Sinopse de enredo da Unidos da Tijuca. In: Livro Abre-alas - Domingo. Rio de Janeiro: Liesa, 2013, p. 96-99. Disponível em: https://liesa.globo.com/downloads/memoria/outros-carnavais/2013/abre-alas-domingo.pdf. Acesso em 10 mar. 2023.
BARROS, Paulo et al. Esta noite levarei sua alma. Sinopse de enredo da Unidos da Tijuca. In: Livro Abre-alas - Domingo. Rio de Janeiro: Liesa, 2011, p. 150-153. Disponível em: https://liesa.globo.com/downloads/memoria/outros-carnavais/2011/abre-alas-domingo.pdf. Acesso em 10 mar. 2023.
BARROS, Paulo et al. É segredo! Sinopse de enredo da Unidos da Tijuca. In: Livro Abre-alas - Domingo. Rio de Janeiro: Liesa, 2010, p. 87-92. Disponível em: https://liesa.globo.com/downloads/memoria/outros-carnavais/2010/abre-alas-domingo.pdf. Acesso em 10 mar. 2023.
BARROS, Paulo et al. É de arrepiar! Sinopse de enredo da Unidos do Viradouro. In: Livro Abre-alas - Domingo. Rio de Janeiro: Liesa, 2008, p. 271-278. Disponível em: https://liesa.globo.com/downloads/memoria/outros-carnavais/2008/abre-alas-domingo.pdf. Acesso em 10 mar. 2023.
BARROS, Paulo et al. Entrou por um lado, saiu pelo outro... Quem quiser que invente outro! Sinopse de enredo da Unidos da Tijuca. Rio de Janeiro: Liesa, 2005. Disponível em: https://galeriadosamba.com.br/escolas-de-samba/unidos-da-tijuca/2005/#:~:text=S%C3%A9rgio%20Alan%2C%20Jorge%20Rem%C3%A9dio%20e%20Valtinho%20Jr.&text=A%20Unidos%20da%20Tijuca%20vai,fantasias%20e%20cria%20novos%20mundos. Acesso em 22 mar. 2023.
BARROS, Paulo et al. O sonho da criação e a criação do sonho. A arte da ciência no tempo do impossível. Sinopse de enredo da Unidos da Tijuca. Rio de Janeiro: Liesa, 2004. Disponível em: https://galeriadosamba.com.br/escolas-de-samba/unidos-da-tijuca/2004/#:~:text=Na%20tentativa%20de%20%22brincar%20de,tempo%20chega%20ao%20s%C3%A9culo%20XX. Acesso em 22 mar. 2023.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. In: Obras escolhidas. 4 ed. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 165-196.
CABRAL, Sérgio. As escolas de samba do Rio de Janeiro. São Paulo: Lazuli Editora/Companhia Editorial Nacional, 2011.
DIAS, André Monte Pereira. “É fantástico, virou Hollywood isso aqui”: os processos artísticos pós-modernos nos carnavais de Paulo Barros. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2016.
DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
FARIAS, Edson S. O desfile e a cidade: o carnaval-espetáculo carioca. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
GENETTE, Gérard. Palimpsestos: la literatura en segundo grado. Madri: Taurus, 1989.
JESUS, Leonardo Augusto de. Modernidades carnavalescas: o embate entre o tradicional e o moderno nas escolas de samba do Rio de Janeiro. Goiânia: Coletivo Cine-Fórum, 2024.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Ed. Schwarcz S.A., 2009a.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A tela global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre: Sulina, 2009b.
LOPES, Nei; SIMAS, Luiz Antonio. Dicionário da história social do samba. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
MOURA, Roberto M. Carnaval: da Redentora à praça do Apocalipse. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1986.
SILVA, Carlos Carvalho da. Chapa branca: farda e fantasia nos desfiles da Beija-flor (1973-1975). Brasília: Rico Editora, 2021.
SIMAS, Luiz Antonio; FABATO, Fábio. Pra tudo começar na quinta-feira: o enredo dos enredos. Rio de Janeiro: Mórula, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arte & Ensaios
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).