El cine en el museo. Algunas ideas sobre la exposición Acción-Cine en Colombia en el Museo Nacional
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n47.14Palavras-chave:
Cine, Artes visuales, Museo, Panóptico, Arte políticoResumo
O ensaio percorre a exposição “Cinema-Ação na Colômbia” a fim de refletir sobre temas como a morte do cinema; o olhar da vigilância e o panóptico; a câmera como arma; o destino do cinema nacional; a relação entre imagem coletiva e história; a possibilidade de transformação do fluxo desconexo de imagens gravadas no patrimônio coletivo por meio de uma memória potencializada pelo suporte digital e pela reutilização criativa de material de arquivo. Vislumbramos assim a imagem de um cinema-Frankenstein que, rearticulado pela montagem, volta a narrar a vida.
Referências
ALJURE, Felipe. La gente de la Universal, 1991.
DI DOMENICO, Hermanos. El drama del 14 de Octubre. b/n, mudo, fragmentario, 1914.
Downloads
Publicado
07-08-2024
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Copyright (c) 2024 Arte & Ensaios
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).