El cine en el museo. Algunas ideas sobre la exposición Acción-Cine en Colombia en el Museo Nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60001/ae.n47.14

Palavras-chave:

Cine, Artes visuales, Museo, Panóptico, Arte político

Resumo

O ensaio percorre a exposição “Cinema-Ação na Colômbia” a fim de refletir sobre temas como a morte do cinema; o olhar da vigilância e o panóptico; a câmera como arma; o destino do cinema nacional; a relação entre imagem coletiva e história; a possibilidade de transformação do fluxo desconexo de imagens gravadas no patrimônio coletivo por meio de uma memória potencializada pelo suporte digital e pela reutilização criativa de material de arquivo. Vislumbramos assim a imagem de um cinema-Frankenstein que, rearticulado pela montagem, volta a narrar a vida.

Biografia do Autor

Mauricio Durán Castro, Universidad Javeriana de Bogotá

Mauricio Durán Castro es investigador, crítico y docente de cine y artes visuales. Director de la Maestría en Creación Audiovisual del Departamento de Artes de la Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá. Arquitecto de la Universidad de los Andes de Bogotá. Magíster en Filosofía de la Pontificia Universidad Javeriana.

Referências

ALJURE, Felipe. La gente de la Universal, 1991.

DI DOMENICO, Hermanos. El drama del 14 de Octubre. b/n, mudo, fragmentario, 1914.

Publicado

07-08-2024