Rolê ZN e Os 22 de Guaratiba: motos, gambiarras e barulho
Rolê ZN and Os 22 de Guaratiba: motorcycles, gambiarras and noise
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n48.11Resumo
Mediante etnografia junto aos motoqueiros praticantes de grau e corta giro, manobras em motos que são proibidas pelo Código de Trânsito brasileiro, investigo a produção sonora desses agentes, que são em grande parte motoboys. Os ruídos das motos no Rolê ZN e do grupo Os 22 de Guaratiba não são meros subprodutos do funcionamento mecânico, mas criados intencionalmente para gerar "barulho" alto e específico, refletindo um uso inventivo da máquina. Esse comportamento sonoro é analisado com base nas teorias de Salomé Voegelin, que propõe uma filosofia da arte sonora contemporânea, e de Fernanda Bruno, que vê na gambiarra uma tecnicidade criativa, em que o usuário reinventa a máquina para novos propósitos e agenciamentos.
Palavras-chave:
Ruído. Arte sonora. Motos. Periferias.
Abstract
Through ethnography with motorcyclists who perform grau and corta giro – motorbike stunts that are prohibited by the Brazilian Traffic Code – I investigate the sound production of these agents, many of whom are delivery riders. The noises produced by the motorcycles in the Rolê ZN and the group Os 22 de Guaratiba are not merely byproducts of mechanical function but are intentionally created to generate loud and specific "noise" reflecting an inventive use of the machine. This sonic behavior is analyzed through the theories of Salomé Voegelin, who proposes a philosophy of contemporary sound art, and Fernanda Bruno, who sees gambiarra as a creative technicality, where the user reinvents the machine for new purposes and agencies.
Keywords:
Noise. Sound Art. Motorcycles. Peripheries.
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