O som é um texto desmutado: como é a voz de um gravador de fitas cassete

The sound is an unmuted text: how is the voice of a cassette tape recorder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60001/ae.n48.17

Resumo

O artigo trata da videoarte O som é um texto desmutado, do projeto de música experimental b-Aluria, da artista sonora Gabriela  Nobre. A partir de pensamentos de autores como Donna Haraway, Gilbert Simondon e James Bridle, a autora passa por conceitos sobre a ética da relacionalidade e busca narrar sua experiência com seu objeto de criação, um gravador de fitas cassete, reconhecendo-o como indivíduo, e, portanto, colaborador em suas criações.

Palavras-chave:
Arte contemporânea. b-Aluria. Ética da relacionalidade. Gilbert Simondon. Donna Haraway. James Bridle. 

Abstract 
The article discusses the videoart Sound is an unmuted text, from the experimental music project b-Aluria by sound artist Gabriela Nobre. Drawing from the thoughts of authors such as Donna Haraway, Gilbert Simondon, and James Bridle, the author explores concepts related to the ethics of relationality and seeks to narrate her experience with her object of creation, a cassette tape recorder, recognizing it as an individual and, therefore, a collaborator in her creations.  

Keywords:
Contemporary art. b-Aluria. Ethics of relationality. Gilbert Simondon. Donna Haraway. James Bridle.

Biografia do Autor

Gabriela Nobre, Universidade Federal Fluminense

Artista sonora, poeta e pesquisadora doutoranda no PPGCA-UFF. É curadora do selo de música experimental Música Insólita e autora de Gravar o fogo em preto e branco (Ed. Urutau, 2022).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

10-01-2025

Edição

Seção

DOSSIÊ Arte sonora para além da arte sonora/Soundart beyond soundart