Cantina-obra

estamos mexendo com o sonho das pessoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60001/ae.n49.13

Palavras-chave:

Estética relacional, Ensino da arte, Arte contemporânea, América Latina

Resumo

O artigo está dividido em três partes; em um primeiro momento apresenta o contexto da experimentação artística Grande Reinauguração da Cantina (2024), realizada pela turma de Tópicos em Arte Contemporânea 2, do curso de artes visuais da UFRN. O projeto site specific propôs a reativação, por um dia, de um espaço de convívio abandonado há mais de quatro anos. Posteriormente, aborda a metodologia de ensino que levou à idealização da cantina-obra, em especial, o estudo da obra Estética relacional, de Nicolas Bourriaud; seus contrapontos, levantados pela crítica de arte Claire Bishop; e a ênfase em trabalhos relacionais de artistas latino-americanos. Por fim, apresenta a análise e os desdobramentos da ação, e propõe uma reflexão sobre o papel do artista como provocador e transfigurador da realidade, bem como do curso de artes como laboratório para experimentações artísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Teles Sobreira de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É professora do Departamento de Artes e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

BISHOP, Claire. Antagonismo e estética relacional. Revista Tatuí, Recife, v. 12, p. 109-132, 2011.

BISHOP, Claire. A virada social: colaboração e seus desgostos. Revista Concinnitas, Rio de Janeiro, v.1, n.12, p. 145-155, 2008.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BURGER, Peter. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naif, 2012.

BUTLER, Judith. Levante. In: DIDI-HUBERMAN, Georges (Org.) Levantes. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017.

DANTO, Arthur. O que é arte. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2020.

FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Ubu Editora, 2021.

GILLICK, Liam. Contingent factors: a response to Claire Bishop’s “Antagonism and Relational Aesthetics.” October, v. 115, p. 95-107, 2006.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

OITICICA, Hélio. Textos selecionados de Hélio Oiticica. In: Somos muit+s: experimentos sobre coletividade / curadoria Jochen Volz, Fernanda Pitta e Amanda Arantes. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2019.

Downloads

Publicado

11-08-2025