Cantina-obra
estamos mexendo com o sonho das pessoas
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n49.13Palavras-chave:
Estética relacional, Ensino da arte, Arte contemporânea, América LatinaResumo
O artigo está dividido em três partes; em um primeiro momento apresenta o contexto da experimentação artística Grande Reinauguração da Cantina (2024), realizada pela turma de Tópicos em Arte Contemporânea 2, do curso de artes visuais da UFRN. O projeto site specific propôs a reativação, por um dia, de um espaço de convívio abandonado há mais de quatro anos. Posteriormente, aborda a metodologia de ensino que levou à idealização da cantina-obra, em especial, o estudo da obra Estética relacional, de Nicolas Bourriaud; seus contrapontos, levantados pela crítica de arte Claire Bishop; e a ênfase em trabalhos relacionais de artistas latino-americanos. Por fim, apresenta a análise e os desdobramentos da ação, e propõe uma reflexão sobre o papel do artista como provocador e transfigurador da realidade, bem como do curso de artes como laboratório para experimentações artísticas.
Downloads
Referências
BISHOP, Claire. Antagonismo e estética relacional. Revista Tatuí, Recife, v. 12, p. 109-132, 2011.
BISHOP, Claire. A virada social: colaboração e seus desgostos. Revista Concinnitas, Rio de Janeiro, v.1, n.12, p. 145-155, 2008.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BURGER, Peter. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naif, 2012.
BUTLER, Judith. Levante. In: DIDI-HUBERMAN, Georges (Org.) Levantes. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017.
DANTO, Arthur. O que é arte. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2020.
FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Ubu Editora, 2021.
GILLICK, Liam. Contingent factors: a response to Claire Bishop’s “Antagonism and Relational Aesthetics.” October, v. 115, p. 95-107, 2006.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
OITICICA, Hélio. Textos selecionados de Hélio Oiticica. In: Somos muit+s: experimentos sobre coletividade / curadoria Jochen Volz, Fernanda Pitta e Amanda Arantes. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arte & Ensaios

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).