Fazer OVO

uma ementa como escultura ou uma sala de aula de filosofia como ateliê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60001/ae.n49.6

Palavras-chave:

ovo, indisciplinaridade, Arte & Filosofia, Desejo, Artista-etc

Resumo

Este ensaio pensa a ideia de uma ementa como escultura e a sala de aula como ateliê a partir da experiência do OVO, sigla para Ovulário de Vacilação Onto-Epistêmica, conduzido na pós-graduação do departamento de filosofia da PUC-Rio por uma artista-etc. no segundo semestre de 2024. Invocando uma certa indisciplinaridade, o texto é recortado por fragmentos de cartas que foram enviadas como trabalho final do curso, que envolveu discentes de filosofia, letras, arquitetura e teatro, defendendo o sentido do gesto poético na prática filosófica e o lugar do desejo na sala de aula, argumentando que ensinar e aprender envolvem uma relação erótica com a universidade, vínculo que vem sendo ameaçado pela precarização da educação e que se faz vivo enquanto uma sala de aula ancorada em uma prática artística.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilia Cavalieri, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Cecilia Cavalieri é artista-etc., pós-doutoranda em filosofia (PUC-Rio/CNPq), mestra em arte e cultura contemporânea (PPGArtes/Uerj) e doutora em linguagens visuais (PPGAV/UFRJ) com estágio no Lab de Sociologia e Filosofia Política da Université Paris-Nanterre.

Referências

DANOWSKI, Déborah; CASTRO, Eduardo Viveiros de. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. 2. ed. Desterro: ISA/Cultura e Barbárie, 2017.

DE LA CADENA, Marisol. Seres-Terra: Ecologias de prática em mundos andinos Earth beings: ecologies of practice across Andean Worlds. Rio de Janeiro: Bazar do TempoDurham: Duke University Press, 2024.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 4. Trad. Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.

FABIÃO, Eleonora. Programa performativo: o corpo-em-experiência. Revista Ilinx, Campinas, n. 4, p. 1-11, dez. 2013. Disponível em: http://www.cocen.rei.unicamp.br/ revistadigital/index.php/lume/article/view/276. Acesso em 4 jul. 2025.

FERREIRA DA SILVA, Denise. Homus Modernus. São Paulo: Editora Cobogó, 2022.

HACHE, Emilie (org.). Reclaim: recueil de textes écoféministes. Paris: Cambourakis, 2016.

HACHE, Emilie. De la génération. Paris: La Découverte, 2023.

HARAWAY, Donna. Donna Haraway explica por que se deve fazer parentescos em vez de bebês. Entrevista concedida a Marilene Felinto, Cecilia Cavalieri e Juliana Fausto. Species: panfleto de antropologia especulativa, [s. l.], n. 0, ago. 2021.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, n. 5, p. 7-41, 2009.

MARTIN, Emily. The egg and the sperm: how science has constructed a romance based on stereotypical male-female roles. Signs, v. 16, n. 3, 1991.

PRECIADO, Paul B. Dysphoria mundi: o som do mundo desmoronando. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

REY, Alain. Dictionnaire historique de la langue française. Paris: Le Robert, 2011.

Downloads

Publicado

11-08-2025