Fazer OVO
uma ementa como escultura ou uma sala de aula de filosofia como ateliê
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n49.6Palabras clave:
ovo, indisciplinaridade, Arte & Filosofia, Desejo, Artista-etcResumen
Este ensaio pensa a ideia de uma ementa como escultura e a sala de aula como ateliê a partir da experiência do OVO, sigla para Ovulário de Vacilação Onto-Epistêmica, conduzido na pós-graduação do departamento de filosofia da PUC-Rio por uma artista-etc. no segundo semestre de 2024. Invocando uma certa indisciplinaridade, o texto é recortado por fragmentos de cartas que foram enviadas como trabalho final do curso, que envolveu discentes de filosofia, letras, arquitetura e teatro, defendendo o sentido do gesto poético na prática filosófica e o lugar do desejo na sala de aula, argumentando que ensinar e aprender envolvem uma relação erótica com a universidade, vínculo que vem sendo ameaçado pela precarização da educação e que se faz vivo enquanto uma sala de aula ancorada em uma prática artística.
Descargas
Citas
DANOWSKI, Déborah; CASTRO, Eduardo Viveiros de. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. 2. ed. Desterro: ISA/Cultura e Barbárie, 2017.
DE LA CADENA, Marisol. Seres-Terra: Ecologias de prática em mundos andinos Earth beings: ecologies of practice across Andean Worlds. Rio de Janeiro: Bazar do TempoDurham: Duke University Press, 2024.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 4. Trad. Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.
FABIÃO, Eleonora. Programa performativo: o corpo-em-experiência. Revista Ilinx, Campinas, n. 4, p. 1-11, dez. 2013. Disponível em: http://www.cocen.rei.unicamp.br/ revistadigital/index.php/lume/article/view/276. Acesso em 4 jul. 2025.
FERREIRA DA SILVA, Denise. Homus Modernus. São Paulo: Editora Cobogó, 2022.
HACHE, Emilie (org.). Reclaim: recueil de textes écoféministes. Paris: Cambourakis, 2016.
HACHE, Emilie. De la génération. Paris: La Découverte, 2023.
HARAWAY, Donna. Donna Haraway explica por que se deve fazer parentescos em vez de bebês. Entrevista concedida a Marilene Felinto, Cecilia Cavalieri e Juliana Fausto. Species: panfleto de antropologia especulativa, [s. l.], n. 0, ago. 2021.
HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, n. 5, p. 7-41, 2009.
MARTIN, Emily. The egg and the sperm: how science has constructed a romance based on stereotypical male-female roles. Signs, v. 16, n. 3, 1991.
PRECIADO, Paul B. Dysphoria mundi: o som do mundo desmoronando. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.
REY, Alain. Dictionnaire historique de la langue française. Paris: Le Robert, 2011.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 arte e ensaios

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).