Fazer OVO

uma ementa como escultura ou uma sala de aula de filosofia como ateliê

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.60001/ae.n49.6

Palabras clave:

ovo, indisciplinaridade, Arte & Filosofia, Desejo, Artista-etc

Resumen

Este ensaio pensa a ideia de uma ementa como escultura e a sala de aula como ateliê a partir da experiência do OVO, sigla para Ovulário de Vacilação Onto-Epistêmica, conduzido na pós-graduação do departamento de filosofia da PUC-Rio por uma artista-etc. no segundo semestre de 2024. Invocando uma certa indisciplinaridade, o texto é recortado por fragmentos de cartas que foram enviadas como trabalho final do curso, que envolveu discentes de filosofia, letras, arquitetura e teatro, defendendo o sentido do gesto poético na prática filosófica e o lugar do desejo na sala de aula, argumentando que ensinar e aprender envolvem uma relação erótica com a universidade, vínculo que vem sendo ameaçado pela precarização da educação e que se faz vivo enquanto uma sala de aula ancorada em uma prática artística.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cecilia Cavalieri, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Cecilia Cavalieri é artista-etc., pós-doutoranda em filosofia (PUC-Rio/CNPq), mestra em arte e cultura contemporânea (PPGArtes/Uerj) e doutora em linguagens visuais (PPGAV/UFRJ) com estágio no Lab de Sociologia e Filosofia Política da Université Paris-Nanterre.

Citas

DANOWSKI, Déborah; CASTRO, Eduardo Viveiros de. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. 2. ed. Desterro: ISA/Cultura e Barbárie, 2017.

DE LA CADENA, Marisol. Seres-Terra: Ecologias de prática em mundos andinos Earth beings: ecologies of practice across Andean Worlds. Rio de Janeiro: Bazar do TempoDurham: Duke University Press, 2024.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 4. Trad. Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.

FABIÃO, Eleonora. Programa performativo: o corpo-em-experiência. Revista Ilinx, Campinas, n. 4, p. 1-11, dez. 2013. Disponível em: http://www.cocen.rei.unicamp.br/ revistadigital/index.php/lume/article/view/276. Acesso em 4 jul. 2025.

FERREIRA DA SILVA, Denise. Homus Modernus. São Paulo: Editora Cobogó, 2022.

HACHE, Emilie (org.). Reclaim: recueil de textes écoféministes. Paris: Cambourakis, 2016.

HACHE, Emilie. De la génération. Paris: La Découverte, 2023.

HARAWAY, Donna. Donna Haraway explica por que se deve fazer parentescos em vez de bebês. Entrevista concedida a Marilene Felinto, Cecilia Cavalieri e Juliana Fausto. Species: panfleto de antropologia especulativa, [s. l.], n. 0, ago. 2021.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, n. 5, p. 7-41, 2009.

MARTIN, Emily. The egg and the sperm: how science has constructed a romance based on stereotypical male-female roles. Signs, v. 16, n. 3, 1991.

PRECIADO, Paul B. Dysphoria mundi: o som do mundo desmoronando. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

REY, Alain. Dictionnaire historique de la langue française. Paris: Le Robert, 2011.

Publicado

2025-08-11