La llorona: o fantasma de um povo sob o autoritarismo e a arte como resistência no contexto latino-americano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60001/ae.n50.24

Palavras-chave:

cinema, Guatemala, Autoritarismo, Arte, Resistência

Resumo

O presente artigo analisa o longa-metragem La Llorona, de Jayro Bustamante, como uma alegoria política que reinscreve o genocídio maia na Guatemala e transforma o cinema em dispositivo de memória e resistência. Partindo da ascensão global do autoritarismo, o texto articula o filme e o genocídio indígena à luz de Mbembe, Agamben e Butler, evidenciando como a lógica racializada do inimigo interno desumaniza detrerminados corpos. A obra opera na fronteira entre estética e política: pela audiovisão, o som atua como elemento de convocação do trauma, ampliando o campo sensorial e confrontando o espectador com a violência estatal. O texto aproxima o filme das performances de Regina José Galindo e do coletivo LasTesis, que transformam violência de gênero em denúncia pública e ação política. Juntas, essas obras instauram formas de justiça sensível que rompem silêncios, reivindicam memória e reinscrevem as vítimas no espaço simbólico, afirmando a arte como instrumento essencial contra a violência patriarcal, estatal e histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Chagas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É doutoranda em artes pelo PPGAV-UFRJ, mestre em artes pelo PPGCA – UFF, graduada em gravura pela EBA-UFRJ, formada em direção cinematográfica pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, e estudante de psicologia pela Uerj. Pesquisa cinema, América Latina, identidade e minorias.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer. El poder soberano y la nuda vida. Valencia: Pre-Textos, 1998.

AVELAR, Idelber. Alegorias da derrota: a ficção pós-ditatorial e o trabalho de luto na América Latina. Trad. Saulo Gouveia. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto?. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2023.

BUTLER, Judith. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.

CEH, COMISIÓN para el Esclarecimiento Histórico. Guatemala: memoria del silencio. Ciudad de Guatemala: CEH, 1999.

ERIZ, Magda S. Colectivo LasTesis. Performance y feminismo en el Chile de la protesta social del 2019. Revista Letral, n.27, p.193-213, 2021.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1 edições, 2018.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Monica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental/Ed. 34, 2005.

SEGATO, Rita. Contra-pedagogías de la crueldad. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2018.

Downloads

Publicado

11-05-2026