PONTE BEZERRA DA SILVA A ARTE PÚBLICA PROVOCANDO O SENSO COMUM / Bezerra da Silva’s bridge Public art provoking common sense
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n40.8Resumo
Em 2012, o Coletivo Transverso realizou uma intervenção em Brasília que consistiu em uma espécie de “rebatismo” de uma ponte chamada, até então, “Costa e Silva”, renomeando-a para “Bezerra da Silva”. Essa provocação, “renomear” uma ponte, teria qual significado dentro do contexto urbano? Entendendo como arte pública esse tipo de proposta artística que deposita na interação com o público sua própria condição de existência, faremos uma análise da obra “ponte Bezerra da Silva” e de seus desdobramentos nos espaços da cidade, a fim de refletir a respeito do alcance político que esse tipo de obra de arte dispõe. Partindo do entendimento de que toda obra de arte é política, uma vez que nunca é fundada em um terreno neutro, compreendemos que a arte está sempre trabalhando na reprodução ou na desarticulação de uma dada hegemonia.
Palavras-chave: Arte pública; Coletivo Transverso; Espaços públicos; Ponte Bezerra da Silva.
Abstract
In 2012, Coletivo Transverso carried out an intervention in Brasília that consisted of a kind of “rebaptism” of a bridge called, until then, “Costa e Silva”, renaming it to “Bezerra da Silva”. Does this provocation, "renaming" a bridge, have any meaning in the urban context? Understanding as public art this type of artistic proposal that deposits in the interaction with the public its own condition of existence, since it participates in its creation process, we will analyze the work “ponte Bezerra da Silva” and its unfolding in the spaces of in order to reflect on the political scope that this type of work of art has. Starting from the understanding that every work of art is political, since it is never founded on a neutral ground, we understand that art is always working on the reproduction or disarticulation of a given hegemony.
Keywords: Public Art; Coletivo Transverso; Public spaces; Bezerra da Silva's bridge.
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