PONTE BEZERRA DA SILVA A ARTE PÚBLICA PROVOCANDO O SENSO COMUM / Bezerra da Silva’s bridge Public art provoking common sense

Autores/as

  • Pilar Pinheiro Sanches Pesquisadora independente

DOI:

https://doi.org/10.37235/ae.n40.8

Resumen

Em 2012, o Coletivo Transverso realizou uma intervenção em Brasília que consistiu em uma espécie de “rebatismo” de uma ponte chamada, até então, “Costa e Silva”, renomeando-a para “Bezerra da Silva”. Essa provocação, “renomear” uma ponte, teria qual significado dentro do contexto urbano? Entendendo como arte pública esse tipo de proposta artística que deposita na interação com o público sua própria condição de existência, faremos uma análise da obra “ponte Bezerra da Silva” e de seus desdobramentos nos espaços da cidade, a fim de refletir a respeito do alcance político que esse tipo de obra de arte dispõe. Partindo do entendimento de que toda obra de arte é política, uma vez que nunca é fundada em um terreno neutro, compreendemos que a arte está sempre trabalhando na reprodução ou na desarticulação de uma dada hegemonia.

Palavras-chave: Arte pública; Coletivo Transverso; Espaços públicos; Ponte Bezerra da Silva. 

Abstract 

In 2012, Coletivo Transverso carried out an intervention in Brasília that consisted of a kind of “rebaptism” of a bridge called, until then, “Costa e Silva”, renaming it to “Bezerra da Silva”. Does this provocation, "renaming" a bridge, have any meaning in the urban context? Understanding as public art this type of artistic proposal that deposits in the interaction with the public its own condition of existence, since it participates in its creation process, we will analyze the work “ponte Bezerra da Silva” and its unfolding in the spaces of in order to reflect on the political scope that this type of work of art has. Starting from the understanding that every work of art is political, since it is never founded on a neutral ground, we understand that art is always working on the reproduction or disarticulation of a given hegemony.

Keywords: Public Art; Coletivo Transverso; Public spaces; Bezerra da Silva's bridge.

Biografía del autor/a

Pilar Pinheiro Sanches, Pesquisadora independente

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2004). É mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo programa de Pesquisa e Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (2018), linha de pesquisa Estética, Hermenêutica e Semiótica.  Atualmente trabalha como arquiteta em projetos e obras e integra o grupo Política de atividade criadora nas artes espaciais, coordenado pelo Prof. Dr. Miguel Gally.

Citas

ALVES, L. C. Plenário aprova 22 projetos de deputados em primeiro turno. Brasília: Coordenadoria de Comunicação Social da Câmara Legislativa do Distrito Federal, 12 dez. 2012. Disponível em: http://www.cl.df.gov.br/ultimas-noticias/. Acesso em: 28 mar. 2018.

G1 DF. Grupo “rebatiza” ponte em Brasília com homenagem a Bezerra da Silva. [S.l.]: G1, 11 jul. 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/07/grupo-rebatiza-ponte-em-brasilia-com-homenagem-bezerra-da-silva.html>. Acesso em: 16 ju. 2016.

HEIN, H. What is Public Art?: Time, Place, and Meaning. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, Philadelphia, v. 54, n. 1, p. 1–7, 1996.

MAIA, C. et al. Atenção: isto pode ser um poema. Brasília: Coletivo Transverso, 2018.

MOUFFE, C. Agonistics: Thinking The World Politically. London: Verso, 2013a.

MOUFFE, C. Quais espaços públicos para práticas de arte crítica? Arte e Ensaios. Rio de Janeiro, n. 27, p. 18, dez. 2013b.

MOUFFE, C. Sobre o Político. 1a ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.

PALLAMIN, V. Arte Urbana. São Paulo - Região Central (1945 - 1998): Obras de Caráter Temporário e Permanente. São Paulo: Annablume, 2000.

RANCIÈRE, J. O Espectador Emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

Publicado

2020-12-02