Notas sobre o metamodernismo
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n34.p%25pAbstract
Os anos de excessos pós-modernos, de pastiche e parataxe, terminaram. De fato, se dermos crédito aos tantos acadêmicos, críticos e especialistas cujos livros e ensaios têm descrito o declínio e o fim do pós-modernismo, eles já teriam terminado há muito tempo. Se, entretanto, esses comentadores concordam que a condição pós-moderna foi abandonada, eles não parecem estar tão de acordo quanto a reconhecer o estado a que tal abandono teria dado lugar. Neste ensaio, tentaremos delimitar os contornos desse discurso, examinando desenvolvimentos recentes em arquitetura,arte e cinema. Chamaremos esse discurso, oscilante entre um entusiasmo moderno e uma ironia pós-moderna, de metamodernismo. Sustentamos que o metamoderno pode ser expresso, mais clara embora não exclusivamente, pela recente reviravolta neorromântica associada à arquitetura de Herzog & de
Meuron, às instalações de Bas Jan Ader, às colagens de David Thorpe, às pinturas de Kaye Donachie e aos filmes de Michel Gondry.
Downloads
Published
2017-12-18
Issue
Section
Tradução
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).