Da loucura ao delírio como força política: Arthur Bispo do Rosário
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n37.23225Abstract
O artigo visa suspender o véu de romantização da figura de Arthur Bispo do Rosário como gênio louco e marginal, que tende a naturalizar sua condição como patologia e ocultar sua condição de imigrante, pobre e negro.
References
CORPAS, Flavia. Arthur Bispo do Rosário: Do Claustro Infinito à Instalação de um Nome. Tese apresentada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUCRio, 2014.
CASTELLO, José. “Quando explode a vida”. In IstoÉ, São Paulo, 31 de julho de 1985.
FREUD. Sigmund. “Notas Psicanalíticas sobre um Relato Autobiográfico de um Caso de Paranóia (Dementia Paranoides)” (1911). In Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, Rio de Janeiro: Imago, vol. XIII, 1996.
______. “O Inconsciente” (1915). In Edição Standart Brasileira das Obras Completas de S. Freud. Rio de Janeiro: Imago, vol. XIV, 1996.
MERLEAU-PONTY, Maurice. “A Dúvida de Cézanne”. In O Olho e o Espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
MORAIS, Frederico. Arthur Bispo do Rosário. Arte além da Loucura (org. Flávia Corpas). Rio de Janeiro: Nau, 2013.
WANDERLEY, Lula. “Mito revela nossa culpa”. In Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 13 de mar. de 1994.
Downloads
Additional Files
- Arthur Bispo do Rosário, Vela Roxa, s./d. Vista parcial da exposição Lugares do Delírio, Museu de Arte do Rio - MAR, 2017. Fotografia: Evandro Salles (Português (Brasil))
- Detalhe da obra de Arthur Bispo do Rosário, s./d. Fotografia: Bernardo Mosqueira (Português (Brasil))
- Arthur Bispo do Rosário, detalhe de Grande Veleiro, sem s./d. Fotografia: Evandro Salles (Português (Brasil))
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).