ESCRITOS DE ARTISTAS, ESCRITOS EM ARTE: NOTAS SOBRE O LEGADO DE FERREIRA E COTRIM / Artists writings, writings in art: notes on the legacy of Ferreira and Cotrim

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37235/ae.n42.17

Abstract

A partir do legado deixado pelo livro Escritos de artistas: anos 60-70, organizado por Glória Ferreira e Cecilia Cotrim, apresentamos nossa reconstituição desse contradispositivo (Agamben), a publicação Escritos de artista, escritos em arte (v.1) feita por discentes
do Programa de Pós-graduação em Artes da Uerj. Entendemos o livro de Ferreira e Cotrim como uma atitude editorial (Morais) que permeia os campos da história da arte, da crítica, da curadoria e do fazer artístico ao evidenciar a escrita de artista como um contradiscurso que coloca em diálogo tais segmentações. Neste artigo, demonstramos como as pesquisadoras nos fornecem as partituras editoriais para nossa execução atual e específica − sob uma perspectiva colaborativa e plural, respondendo a demandas locais de alunos do PPGArtes-Uerj.


Palavras-chave:
Escrita de artista. Glória Ferreira. Uerj. Contradiscurso. Dispositivo.


Abstract


In this article we present the reconstruction of the counterapparatus (Agamben): the publishing of Escritos de artista, escritos em arte (v. 1) by the students of the post graduation program of UERJ following the legacy of the book Escritos de artistas: anos 60-70, from authors Glória Ferreira and Cecilia Cotrim. The book is understood as an editorial attitude (Morais) that permeates the fields of art history, critics, curatorship and art making by highlighting the artistic writing as a counterdiscourse that promotes dialogue between these segments. We demonstrate how the researchers provide the editorial guidelines for our current and specific execution − under a plural and collaborative perspective as an answer to local demands of the students of PPGArtes-UERJ.


Keywords:
Artist writing. Glória Ferreira. Uerj. Counterdiscourse. Apparatus.

Published

2022-03-09