Linguagens Visuais – 10 anos
Abstract
Os estudos de pós-gradução em Linguagens Visuais foram implantados em 1995, fazendo parte do então Mestrado em História da Arte da EBA-UFRJ, transformado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, em 1999, ocasião em que se iniciaram os estudos de doutorado nas diversas áreas. Primeiro projeto de nível acadêmico a ser implantado no Rio de Janeiro, a linha de pesquisa de Linguagens Visuais completa 10 anos. Neste breve dossiê/homenagem, publicamos o texto original que fundamentou a sua estruturação, baseada na ideia de fornecer um instrumental teórico-prático capaz de sistematizar a relação progressiva do artista com o conhecimento e trazer uma contribuição para a realização da sua obra. Ao longo desse período fizeram parte do seu corpo docente os professores Carlos Zilio, Lygia Pape, Paulo Houayek, Paulo Venancio Filho, Glória Ferreira e Milton Machado. Contamos ainda, em períodos diversos, com a colaboração dos professores Jude Tallichet, Tânia Rivera, Luisa Tristão, Guilherme Bueno e Luciano Vinhosa. Apresentamos, igualmente, a lista dos 46 mestres e oito doutores formados pelo programa, bem como a dos atuais mestrandos e doutorandos. À Lygia Pape e Paulo Houayek, a nossa homenagem in memorian.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).