Duas visões sobre a Pop Art: Clement Greenberg e Arthur Danto
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n10.p50%20-%2057Abstract
A Pop Art emerge no cenário artístico norte-americano no início dos anos 60. Reagindo ao estilo "heróico", "sublime”, “imponente" dos expressionistas abstratos, os jovens-artistas tentam romper com a distinção entre belas e arte popular, inspirando-se na cultura de massa e servindo-se de imagens de segunda mão e de técnicas publicitárias. Sucesso comercial, a Pop Art, para alguns, significava um rebaixamento de aspirações, rebaixamento esse que levaria a uma degeneração do gosto; para outros, ela decretava o fim de uma ditadura estética e exigia uma nova sensibilidade para sua compreensão.
Downloads
Published
2022-04-14
Issue
Section
Colaborações
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).