Instauração: um conceito na filosofia de Goodman
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n15.p92%20-%2097Abstract
O artigo apresenta o conceito de instauração, noção fundamental na filosofia da arte de Nelson Goodman e com o qual se pretende tratar do momento em que um objeto passa a funcionar como trabalho de arte, isto é, como objeto estético. Esse funcionamento depende da inserção da obra num contexto, e isso implica que os símbolos só adquirem significado à medida que entram em relação com outros objetos com os quais criam relações referenciais. A experiência estética consistiria, então, em “ver” essas conexões.
Downloads
Published
2022-06-04
Issue
Section
Colaborações
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).