Dias & Riedweg
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n46.17Abstract
Desde 1993, o coletivo formado por Maurício Dias (Rio de Janeiro, 1964) e Walter Riedweg (Lucerna, 1955) realiza projetos de arte que investigam as maneiras como psicologias privadas afetam, constroem e desconstroem o espaço público, e vice-versa. Maurício Dias se graduou em gravura na EBA-UFRJ em 1986; posteriormente fez um mestrado em artes visuais na Schule für Gestaltung de Basileia, na Suíça, quando conheceu Walter Riedweg, que, por sua vez, se graduou na Musik-Akademie de Lucerna e depois cursou teatro na Dimitri Schule, ambas na Suíça. Dias & Riedweg mudaram-se para Nova York em 1992, onde Riedweg frequentou o Performance Studies da New York University, e Dias, o New York City Printmaking Studio. O início da parceria, em 1993, enquanto dividem um ateliê em Williamsbourgh, Brooklyn, surge de questões comuns aos dois artistas, tais como os métodos de produção, reconhecimento e distribuição do que então era chamado de arte e cultura. Insatisfeitos com as respostas apresentadas pelos sistemas de arte e teatro na época, eles passam rapidamente a trabalhar com métodos colaborativos em que parceiros não identificados como produtores de cultura irão tomar parte direta na execução de cada projeto.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).