Museum, montage, mistery
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n47.13Keywords:
Museum, Montage, Tableau vivant, Ruiz, Cortázar, Sokurov, HerzogAbstract
The paper is divided into three parts. In the first I introduce the concept of museums through a combination of authors who explain it in an “expanded way”. In the second part I attempt a montage among four emblematic sets – a private collection, a gallery, a cave and a museum – related to a Chilean film maker, Raul Ruiz; an Argentine writer, Julio Cortazar; a German filmmaker-traveller, Werner Herzog, and a Russian filmmaker Alexander Sokurov. In the third part I attempt a montage inspired by Aby Warburg’s Atlas Mnemosyne.
References
ADORNO, Theodor W. Valery, Proust e il museo. In: Prismi. Saggi sulla critica della cultura. Torino: Einaudi, 2018.
BACHELARD, Gaston. El psicoanálisis del fuego. Buenos Aires: Schapire Ed., 1973.
BASSANI, Giorgio. Il giardino dei Finzi-Contini. Milano: Feltrinelli, 2012.
BATAILLE, Georges. Documents. Bari: Dedalo ed., 1974.
BAZIN, André. Che cos’è il cinema? Milano: Garzanti, 1992.
CANETTI, Elias. Massa e potere. Torino: Adelphi, 1960.
CORTÁZAR, Julio. Final de etapa. In: Deshoras. Buenos Aires: Alfaguara, 1982.
GODARD, Jean-Luc. Histoire(s) du cinema, 1988-1998.
GODARD, Jean-Luc; MIEVILLE, Anne-Marie. The old place, 2000.
HERZOG, Werner. Cave of forgotten dreams, 2010.
JAMES, Henry. La figura nel tappeto. Firenze: Clinamen, 2020.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Il dubbio di Cézanne. In: Senso e non senso. Milano: Il Saggiatore, 2016.
RUIZ, Raúl. Hipótesis del cuadro robado, 1979.
SOKUROV, Alexandr. Arca rusa, 2002.
SOKUROV, Alexandr. Confesión. Historias desde el diario del comandante, 1988.
TARKOVSKI, Andrej. Andrej Rublev, 1966.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 arte e ensaios
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).