IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: UM OLHAR ACERCA DA GENEALOGIA DA ARTE DA PERFORMANCE NEGRA / Identity and resistance: a look at the genealogy of black the art of performance
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n40.5Abstract
O presente artigo analisa algumas noções de performatividade traçando um breve panorama acerca do surgimento da arte da performance negra nos Estados Unidos a partir dos anos 70, problematizando as experiências estéticas e autobiográficas, visando mostrar certos experimentos que contribuíram para a consolidação de novos pensamentos acerca de parte da identidade negra na contemporaneidade. Evidentemente, este trabalho não busca traçar resultados conclusivos, mas sim, ampliar possíveis discussões sobre o objeto de pesquisa.
Palavras-chave: Identidade; Performatividade; A arte da performance; Visibilidade; Resistencia.
Abstract
This article analyzes the notions of performativity by giving a brief overview of the emergence of black artistic performance in the United States from the 1970s on, problematizing the autobiographical aesthetic experiences in order to show certain experiments that contributed to the consolidation of new thoughts about black identity in contemporary times. Of course, this work does not seek to draw conclusive results, but rather to broaden possible discussions about the research object.
Keywords: Identity; Performativity; Artistic performance; Visibility; Resistance.
References
ACÁCIO, Leandro Geraldo da Silva. O Teatro Performativo: A construção de um operador conceitual. 2011. 92f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011b.
CARLSON, Marvin A. Performance: uma introdução crítica. Tradução de Thaïs F. N. Diniz e Maria A. Pereira. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.
COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço da experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2002. 177p. (Debates 219).
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2003. 126p.
DONALD, ERIC. Theatre at the margins. Text and pos-strutured stage, 1993.
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FERNANDES, Sílvia. Teatralidades e performatividade na cena contemporânea. Repertório: Teatro & Dança, Salvador, n.16, p. 11-21, 2011.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Edições, 1996.
GASPERI, Marcelo. A aproximação entre a cena e o espectador transeunte na sociedade espetacularizada: “às margens do feminino” – agrupamento Obscena. Dissertação de Mestrado defendida na Escola de Belas Artes- UFMG, Belo Horizonte, 2010.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Tradução de Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
NYMANN, ANN E. Sally's Rape: Robbie McCauley's Survival Art. In: African American Review. Disponível em: http://www.thefreelibrary.com/Sally%27s+Rape%3A+Robbie+McCauley%27s+Survival+Art.-a059024879. Acessado em 04 de março de 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).