Arkhé Philosophies against the Ontocide: Orality and Afro-Brazilian culture

Authors

  • Mateus Raynner Andre de Souza

DOI:

https://doi.org/10.37235/ae.n41.6

Abstract

Arkhé Philosophies against the Ontocide: Orality and Afro-Brazilian culture

References

BRASIL. Presidência da República. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a lei no9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. São Paulo: Fuesp, 2005.

CARVALHO, José Jorge. Encontro de saberes e descolonização: para uma refundação étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: BERNADINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSSFOGUEL, Ramón (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p. 79-106.

CASTIANO, José P. Os saberes locais na academia: condições e possibilidades da sua legitimação. Maputo: Universidade Pedagógica/Cemec, 2013.

DIAGNE, Souleymane Bachir. Pour un universel vraiment universel. In: MEBMBE, Achille; SARR, Felwine (org.). Écrire l’Afrique-Monde, Les Ateliers de la Penséé. Dakar: Philippe Rey/Jimsaan, 2017. p.396-377.

GONZALEZ, Lélia. Festas populares no Brasil = Popular Festivals in Brazil. 2 ed. Rio de Janeiro: Index, 1989.

GLISSANT, Edouard. Introdução a uma poética da diversidade. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.

HAMPATÉ BÂ, A. A. Tradição viva. In: História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África. Ed. Joseph Ki-Zerbo. 2 ed. rev. Brasília: Unesco, 2010. p. 167-188.

MACHADO, Adilbênia Freire; PETIT, Sandra Haydée. Filosofia africana para afrorreferenciar o currículo e o pertencimento. Revista Exitus, Santarém, v. 10, n. 1, 2020. e020079. Disponível em: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID882. Acesso em 1 fev. 2020.

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Trad. Marta Lança. 1 ed. Lisboa: Antígona, 2014.

MARTINS, Leda. Oralitura da memória. In: FONSECA, Maria Nazareth Soares (org.). Brasil afro-brasileiro. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória. São Paulo: Perspectiva, Belo Horizonte: Mazza Edições, 1997.

MUDIMBE, Valentin Yves. A invenção de África: gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Ramada, Portugal: Edições Pedago Lda, 2013.

MUNANGA, Kabengele. Arte afro-brasileira: o que é afinal? Paralaxe [online], v. 6, n. 1, 23 dez. 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/paralaxe/article/view/46601. Acesso em 7 maio 2021.

NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Enterreirando a investigação: sobre um éthos da pesquisa sobre subjetividades. Arquivos Brasileiros de Psicologia [online], v. 72, p. 199-208, 2020a. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttex-t&pid=S1809-52672020000300015&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 10 maio 2021.

NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Entre apostas e heranças: contornos africanos e afro-brasileiros na educação e no ensino de filosofia no Brasil. Rio de Janeiro: Nefi Edições, 2020b.

OYĚWÙMÍ, Oyeronke. Desaprendendo lições da colonialidade: escrevendo saberes subjugados e epistemologias marginalizadas. In: Seminário Internacional Decolonialidade e Perspectiva Negra, Brasília, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ze-FI9vTl8ZU. Acesso em 10 maio 2021.

OYĚWÙMÍ, Oyeronke. Jornada pela academia. Trad. (para uso didático) Aline Matos da Rocha. Rev. Wanderson Flor do Nascimento. 2014. Disponível em: https://filosofia-africana. weebly.com. Acesso em 14 maio de 2021.

SANTOS, Antonio Bispo dos. As fronteiras entre o saber orgânico e o saber sintético. In: OLIVA, Anderson Ribeiro et al. Tecendo redes antirracistas: Áfricas, Brasis, Portugal. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

SARR, Felwine. Écrire les humanités à partir de L’Afrique. In: MEBMBE, Achille; SARR, Felwine. (org.). Écrire l’Afrique-Monde, Les Ateliers de la penséé. Dakar: Philippe Rey/Jimsaan, 2017. p. 396-377.

SODRÉ, Muniz. Pensar nagô. Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

THOMAS, Rosalind. Letramento e oralidade na Grécia Antiga. Trad. Raul Fiker. São Paulo: Odysseus Editora, 2005.

Published

2021-07-24