A "PERDA DE SI" NA DESCOLONIZAÇÃO DO PROCESSO CONTEMPORÂNEO DE PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA / The “loss of self” in the decolonization of the contemporary process of photographic production
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n40.10Resumen
Resumo
No presente artigo desenvolve-se uma reflexão em torno dos processos de produção na fotografia contemporânea a partir da noção de "perda de si" enquanto conceito central da relação com a alteridade e da construção de narrativas não violentas de representação do Outro. Propõe-se aqui que o atravessamento da intencionalidade da "perda de si" em processos fotográficos que envolvem a alteridade trata-se de um deslocamento, de uma disponibilidade de abertura ao Outro e de desconstrução de si que seria capaz de reconfigurar relações potencialmente exploratórias.
Palavras-chave: Perda; Descolonização; Fotografia; Alteridade; Metodologia.
Abstract
This article aims to combine reflections on contemporary photography with the concept of "loss of self". The crossing of the intentionality of "loss of self" in a photographic process that involves otherness is a displacement, an availability of openness to the Other that would be able to reconfigure potentially exploratory relationships. It is therefore part of this research to rethink the use of photography based on the notion of "loss of self" as a central concept of the relationship with otherness and the construction of non-violent narratives representing the Other.
Keywords: Loss; Decolonization; Photography; Othernes; Methodology.
Citas
BATAILLE, Georges. A experiência interior. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2017.
BORGES, Rosane IN HOOKS, Bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: elefante, 2019, p. 10
BRESSON apud SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora SENAC, 2010. p.46
CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São paulo: gustavo gili, 2013.
CLIFFORD, James. Notes on travel and theory. Inscriptions, 1989.
FONTCUBERTA, Joan. A caixa de Pandora: a fotografi@ depois da fotografia. São Paulo: G. Gilli, 2012.
FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
GLISSANT, Edouard. Traité du tout monde: poétique IV. Paris: Gallimard, 1997.
HERKENHOFF, Paulo. Rodrigo Braga - um modo de ver. [artigo na internet] Rio de Janeiro, 2011. [acesso em 2016 jul 15] Disponível em em: http://www.rodrigobraga.com.br/texts
HOOKS, Bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: elefante, 2019, p.10
RICH, Adrienne. Notes towards a politics of location. Feminist postcolonial theory: A reader, 2003, p. 29-42.
THEOPHILO, Gabriela. Uma poética da relação: a conversa infinita entre Édouard Glissant e Michel Leiris. International Journal of Theory and History of Historiography 27, 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).