A anarcoarquitetura de Gordon Matta-Clark: autonomismo político e ativismo estético
Resumen
Pretendemos pensar as relações entre arte, política e resistência no contemporâneo, partindo das práticas artísticas dos anos 60 e 70 estabelecidas pelo arquiteto, artista performático e ativista autonomista estadunidense Gordon Matta-Clark. Utilizaremos, especialmente, para tal empreitada os conceitos propostos por Gilles Deleuze (e Félix Guattari), notadamente em seu livro O que é a filosofia?, de devir-revolucionário da arte, fabulação criadora e atos de criação/atos de resistência.
Descargas
Publicado
2022-02-02
Número
Sección
Colaborações
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).