“Eu não trabalho com símbolos.” Joseph Beuys, a experiência e a construção da lembrança*
Resumen
Questiona a lógica de construção da imagem no vasto projeto social e político do trabalho de Beuys. Analisa a relação entre recusa à interpretação e à representação indicada pelos procedimentos envolvidos nos modos de recepção, instalação e ação dos objetos do artista e sua reivindicação da questão da língua e da racionalidade como motor primeiro de sua produção. Examina essa outra lógica de construção da imagem e os processos de rememoração, que atuam nos trabalhos do artista, referindo-se à tríade de categorias do signo, inventadas por Pierce, e ao que qualifica de estratégia do índice.
Descargas
Publicado
2022-03-15
Número
Sección
Temáticas
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).