PLAS AYITI (PROJETO NEON): UMA POLÍTICA DAS IMAGENS / Plas Ayiti (neon project): the politics of images
DOI:
https://doi.org/10.37235/ae.n40.7Resumen
Este artigo analisa o trabalho Plas Ayiti (projeto neon) da artista brasileira Milla Jung com o propósito de investigar uma política das imagens. Em um mundo do excesso de informações na era midiática somos incitados a não ver nada que está debaixo dos nossos olhos. Entretanto, a imagens constituem e constituem-se de um campo de forças e relações de poder que produzem subjetividades e signos dos sistemas culturais. Plas Ayiti (projeto neon) propõe uma política das imagens não apenas pelo fato de captar um aspecto visível do mundo, mas por pensar a produção e a circulação de imagens dialéticas que produzem o dissenso e restituem um saber histórico no qual a imagem e o sujeito que a olha se constituem mutuamente.
Palavras-chave: Política das imagens; Imagem e esfera pública; Imagem dialética; Plas Ayiti.
Abstract
This article analyzes the work Plas Ayiti (neon project) by the Brazilian artist Milla Jung with the purpose of investigating a politics of the images. In a world of over-information in the media age we are urged not to see anything under our eyes. However, the images constitute and constitute a field of forces and relations of power that produce subjectivities and signs of cultural systems. Plas Ayiti (neon project) proposes a policy of images not only by capturing a visible aspect of the world, but by thinking the production and circulation of dialectical images that produce dissent and restore a historical knowledge in which the image and the subject which look at it constitute at each other.
Keywords: The politics of images; Public sphere and image; Dialectical image; Plas Ayiti.
Citas
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e politica: ensaios sobre literatura e historia da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginario da Republica no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
DIDI-HUBERMAN, George. Remontagens do tempo sofrido: o olho da história II. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2018.
_____. A imagem queima. Curitiba: Ed. Medusa, 2018b.
ENGELS, Friedrich. A origem da familia, da propiedade privada e do Estado. 13. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
GALEANO, Eduardo. Nós dizemos não. Rio de Janeiro: Revan, 1990.
KOSELLECK, Reinhart. Crítica e crise: uma contribuição à patogênese do mundo burguês. Rio de Janeiro: Ed. UERJ: Contraponto, 1999.
LÖWY, Michel. Walter Benjamin: aviso de incêncio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.
OTTE, Georg; VOLPE, Miriam Lidia. Um olhar constelar sobre o pensamento de Walter Benjamin. Florianópolis: Fragmentos, n.18, p.35-47, jan-jun 2000.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).