O ensino da arte conceitual
Resumen
O texto é a tradução da apresentação do autor, em 23 de janeiro de 2003, no ciclo de conferências Peut-on enseigner l'art aux artistes?, realizado no Museu do Louvre, de 16 de janeiro a 27 de fevereiro. Aborda a emergência do movimento de arte conceitual, no final dos anos 60, e a discussão que ele suscita sobre as competências, condicionando as práticas artísticas e o contexto no qual essas podem ser ensinadas e aprendidas. Diante da crise do paradigma da arte moderna e do declínio acelerado da autoridade da linguagem crítica dominante, Charles Harrison analisa as novas necessidades de descrição e diferenciação, e os conflitos surgidos nas escolas de arte inglesas entre os que preferiam manter os procedimentos de avaliação preestabelecidos e os que buscavam novas estruturas teóricas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).