A utopia expressionista de Kandinsky
DOI:
https://doi.org/10.60001/ae.n15.p86%20-%2091Resumen
Na obra artística e teórica de Kandinsky, especialmente na do período em que viveu em Munique e Murnau, identifica-se trama de referências artísticas e culturais que inclui tanto as informações do modernismo francês quanto as ressonâncias de tradição oriental, além daquelas da pintura em vidro, de cunho popular, do sul da Alemanha. Mas, sobretudo, sua obra está marcada pelo que Fellmann chamou de abstração expressiva ou vontade de transcendência, que podemos aproximar do entendimento de utopia, como defende Ernst Bloch.
Descargas
Publicado
2022-06-04
Número
Sección
Colaborações
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).