Da imagem da presença à presença da imagem

o tempo da Videoperformance

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.60001/ae.n47.5

Palabras clave:

Performance, Videoperformance, Imagens técnicas, Temporalidade, Minimal Arte

Resumen

O artigo aborda características da videoperformance como categoria autônoma da prática artística, suas diferenças em relação à própria performance e a seus registros em vídeo. Analisa também o que ela tem em comum e o que a distingue da Minimal Arte, na perspectiva de suas temporalidades específicas e processos opostos respectivos de abstração e literalização. Finalmente, apresenta um recorte crítico da obra de alguns artistas, de modo a exemplificar a forma que adquirem alguns conceitos ao serem enfrentados na prática das poética autorais.

Citas

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BUCHLOCH, Benjamin. Procedimentos alegóricos: apropriação e montagem na arte contemporânea. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, ano VII, n. 7, 2000.

CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

CRARY, Jonathan. Modernizing vision. In: FOSTER, Hal. Vision and visuality. Seattle: Dia Art Foundation/Bay Press, 1988.

DE DUVE, Thierry. Quando a forma se transformou em atitude – e além. Arte & Ensaios, ano X, n. 10, 2003.

DELEUZE, Gilles. Cinema: a imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.

ECO, Umberto. Obra Aberta. São Paulo: Perspectiva, 1968.

FLUSSER, Vilém. Texto/Imagem enquanto dinâmica do Ocidente. Cadernos RioArte, ano II, n. 5, 1996.

FRIED, Michael. Arte e objetidade. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, ano IX, n. 9, 2002.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 2002.

JAMESON, Frederic. Pós-modernismo – A lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 2002.

JUDD, Donald. Specific Objects. Arts Yearbook n. 8, 1968.

KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Gávea, Rio de Janeiro, n, 1, 1984.

LESSING, Gotthold Ephraim. Laocoonte ou sobre as fronteiras da poesia e da pintura, São Paulo: Iluminuras/ Secretaria de Estado da Cultura, 1998.

MARTIN, Sylvia; GROSENICK, Uta. Art Vidéo. Köln/London/Los Angeles/Paris/Tokio: Taschen, s. d.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

MORRIS, Robert. O tempo presente do espaço. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecilia. Escritos de artistas: anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

MORRIS, Robert. Notes on sculpture. In: BATTCOCK, Gregory. Minimal art, a critical anthology. New York: Dutton, 1968.

O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1979.

SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Imagem, cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1999.

SMITHSON, Robert. Unpublished writings. In: FLAM, Jack (ed.). The collected writings. Berkeley: University of California Press, 1996.

SOLOMON-GODEAU, Abigail. Photography after art photography. In: WALLIS, Brian (org.). Art after modernism: rethinking representation. New York: The New Museum of Contemporary Art, 1984.

TIBERGHIEN, Gilles A. A arte da natureza. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, ano VII, n. 7, 2000.

TIBERGHIEN, Gilles. Land art. New York: Princeton Architectural Press, 1995.

Publicado

2024-08-07