A Cidade como Ateliê

Reflexões sobre a Relação entre a Dinâmica de Significação do Espaço de Ateliê e a Sala de Aula no Processo Criativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.60001/ae.n49.8

Palavras-chave:

ateliê, processo criativo, espaço, cidade

Resumo

Este artigo aborda o processo de ensino-aprendizagem em aulas baseadas no princípio do ateliê. Parte-se de questões como: o que, de fato, representa o ateliê nos dias atuais? O que estamos buscando ao afirmar que a sala de aula – seja no contexto do ensino formal ou informal – funciona como um ateliê de criação coletiva? Para investigar essas questões, concentro-me em explorar duas temáticas que considero estreitamente interligadas: o processo criativo e o espaço físico de criação, este último visto como uma parte integrante desse processo. Como estudo de caso, utilizo a experiência de criação que tem o espaço da cidade como ateliê e ambiente do processo criativo.

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Biografia do Autor

Elaine Nascimento, Universidade do Estado de Santa Catarina

É professora, cenógrafa e figurinista, está professora substituta no Departamento de Artes Cênicas do Ceart/Udesc e desenvolve pesquisa prático-teórica sobre urbgrafias — relações entre o espaço urbano, ações cênicas e a performatividade do espaço em tais ações.

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Publicado

11-08-2025