Mira Schendel: um olhar sobre a vacuidade
DOI :
https://doi.org/10.60001/ae.n29.p96%20-%20107Résumé
De acordo com os depoimentos de Mira Schendel, ratificados por Haroldo de Campos e Mario Schenberg, é possível associar o seu pensamento plástico aos princípios fundamentais do budismo mahayana. Neste artigo, analisamos as pinturas Mandala e I Ching, e as séries Monotipias, Droguinhas e Trenzinhos, considerando a relevância dessa visão de mundo na obra da artista.Téléchargements
Publiée
2015-06-29
Numéro
Rubrique
Colaborações
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).